Estatal escolhe três áreas do Pré-sal

Publicação: 2017-05-26 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Rio (AE) - Limitações financeiras por conta do comprometimento do caixa com o pagamento de dívidas somadas a critérios técnicos levaram a Petrobras a escolher ontem ser operadora em apenas três, dos oito reservatórios de pré-sal que serão oferecidos em leilão pela União neste ano.

O presidente da companhia, Pedro Parente, afirmou que "restrições de natureza financeira" pesaram na escolha, mas também critérios técnicos como o risco exploratório, o investimento em infraestrutura logística que cada área demanda, a integração com os campos já operados pela Petrobras e o perfil geológico que vai determinar o tipo de equipamento que deve ser usado nas áreas.

A Petrobras anunciou que vai exercer o direito legal garantido a ela de operar no pré-sal as áreas de Sapinhoá e Peroba e Alto de Cabo Frio Central. A empresa abriu mão de reservatórios considerados atrativos, como Pau Brasil. "Todas as áreas (de pré-sal que vão a leilão neste ano) são muito boas. Mas a decisão é relativa. Nenhum dos campos é ruim", disse Parente.

O executivo acrescentou que a Petrobras poderá concorrer por outras áreas além das três para as quais indicou preferência. Agora, iniciará conversas com outras petroleiras para formação de consórcio, modelo prioritário na estratégia da companhia. É possível ainda escolher fatia superior ao mínimo de 30%.

continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários