quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Estiagem não desanima o sertanejo

- Publicidade -

INTERIOR - Em Campo Redondo, os agricultores estão animados.

A última previsão da Emparn, anunciando chuvas fracas e irregulares no interior do RN, vem se confirmando. Mesmo assim, o homem do campo mantém a esperança de boa colheita este ano, ainda motivado pelas fortes chuvas, em quantidades superiores a 100 milímetros, ocorridas entre a última semana de fevereiro e a primeira semana de março. 

Apesar da estiagem que se seguiu a essa grande precipitação e das chuvas recentes muito fracas e irregulares, a paisagem, totalmente modificada, enche de boas expectativas o trabalhador que depende da terra para viver. Com suas ferramentas, sementes e animais, o homem do campo voltou a compor a paisagem rural.

No longo percurso até Caicó, principal cidade da região do Seridó, a 256 km de Natal, o que mais se vê à beira da estrada, em meio a um cenário exuberante — de serras e muito verde —, são plantações e agricultores preparando a terra e plantando. Isso desde Macaíba, seguindo, dentre outros municípios, por Tangará, Bom Jesus, Santa Cruz, Campo Redondo e Currais Novos.

Os índices pluviométricos, no entanto, têm sido insignificantes.   De terça para quarta-feira (ontem), no intervalo entre 7h do primeiro dia e 7h do dia seguinte, o maior índice na região seridoense foi registrado em Santana do Seridó — 27 mm. Em Caicó, quarta cidade onde mais choveu nesse período, foram registrados 12 mm.

O secretário de Agricultura da cidade, Joaquim Dantas Teixeira, fala que a chuva tem sido relativamente fina, mas, segundo ele, há muitos agricultores plantando. “A quantidade de água está boa para a pecuária, que é o forte aqui em Caicó”. De acordo com o secretário, ainda não choveu o suficiente para o açude Itans “beber água”. A capacidade do reservatório é de 81.750 mil m3, e o volume atual é de 30.188 mil m3.

O comportamento inconstante do tempo já levou os especialistas a mudarem o prognóstico do inverno no RN. Desde o início do ano até antes das chuvas fortes e regulares ocorridas entre a última semana de fevereiro e a primeira semana de março, os meteorologistas sustentaram, com base em informações fornecidas por imagens de satélites, a previsão de chuvas fracas e irregulares. Depois da forte precipitação, no entanto, os meteorologistas refizeram as previsões e afirmaram que o inverno seria regular, aconselhando os agricultores a tocarem o plantio.

Com a estiagem que se seguiu, a Emparn voltou à previsão anterior, divulgando como prognóstico a incidência de chuvas isoladas e fracas, com índices insignificantes. As chuvas do início da semana continuam nos próximos dois dias, em todas as regiões do Rio Grande do Norte, segundo prevêem os meteorologistas.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas