sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Estilos de vida

- Publicidade -
Cláudio Emerenciano
[ Professor da UFRN]
O silencio é a linguagem do Universo. Mas a solidão não é sua circunstância. A circunstância universal é inesgotavelmente abrangente, harmoniosa, interdependente, dinâmica, em infindável e ininterrupta expansão. Mas os homens nem sempre querem entender. Não assimilam a percepção de tudo isso que os cerca e os condiciona. A linguagem do silêncio não tolhe nem inibe o falar do homem consigo mesmo. Tampouco com seus semelhantes. Não o desvirtua dos caminhos da convergência, da harmonia e, sobretudo, do amor. O homem, em qualquer atividade, somente se realiza e se expande ao procurar identificar, dentro de si mesmo, o sentido do que faz e do que quer. Muitos morrem, infelizmente, sem entender essa questão. Vivem bastante, mas, por opção, negligência ou ignorância, não detectam, por toda a existência, o quanto seus atributos os levariam a fazer muito mais: amando, criando, buscando, concebendo, vinculando, partilhando e distribuindo. Antoine de Saint-Exupéry, em seu exílio nos Estados Unidos (durante a Guerra), ao prefaciar um livro de Anne Lindberg (esposa do aviador Charles Lindberg, disse que os estilos são como um “monte de tijolos que pode tomar todas as formas”.  Anos antes, sobrevoando os Andes em plena madrugada, no emprego da linguagem universal do silêncio e anotando seus pensamentos no “caderno de bordo”, englobou os atos e as coisas da vida: “Nós não pedimos para ser eternos, mas apenas para não ver os atos e as coisas perderem subitamente o seu sentido. O vazio que nos rodeia faz-se então sentir quando se perde consciência desse sentido”. Há plenitude, luz, expansão, crescimento, quando os atos e as coisas conservam seu sentido: “uma avaria superficial (fragilidade humana) não o afeta”. Será que a sensação de vazio impera no mundo de hoje? Por quê?

A crise é cíclica? Escritores como F. Scott Fitzgerald, Ernest Hemingway, William Faulkner, John dos Passos, Henry James e John Steinbeck revelaram ao mundo a crise moral e política nos Estados Unidos entre as duas Guerras. O mesmo aconteceu na Alemanha, França e Inglaterra com inevitáveis desdobramentos

A grandeza humana é individual. Essa grandeza das pessoas, numa coletividade, diz respeito à soma de todas as ações: públicas, privadas, anônimas, silenciosas, pequenas, comoventes, afetivas, compreensivas, solidárias. Todas lhes conferem magnitude. Também renovam substância numa nação, num povo, numa civilização, enfim, em qualquer aglomeração social. Somerset Maugham, em “O fio da navalha”, romance atualíssimo e de instigante conteúdo existencial, assim apresentou seu principal personagem, Larry Darrel: “Esse é o rapaz sobre quem escrevo. Ele não é famoso. Pode ser até que, no fim de sua vida, ele tenha deixado menos rastros de sua passagem na Terra do que uma pedra jogada no rio deixa ondas na superfície. Mas talvez o estilo de vida que ele escolheu para si exerça uma influência sobre quem o conheceu e que, muito após sua morte, as pessoas percebam que viveu, nessa época, alguém muito especial”. A mais profunda e erudita biografia do apóstolo Paulo, “Paulo de Tarso”, do padre Josef Holzner, foi, segundo Tristão de Athayde, “a obra de uma vida”. O autor imergiu, entre tantas coisas, na abrangência e significado da expressão “homem novo”. Tipificou o estilo de vida do homem libertado, sedimentando com seus atos, seus laços, seus sentimentos, suas motivações e sua fé, a ascensão espiritual, ética e moral da comunidade em que vive. Visão atemporal, mas enigmática nos dias de hoje.

Não importa a dimensão físico-geográfica. Esse estilo não depende da configuração do ambiente, seu tamanho e sua população. Pois o que mais alcança e domina o tempo, sobrepujando-o, são as relações humanas, os sentimentos, os sonhos, o espírito coletivo, os encantamentos, a cultura e a maneira de viver. Define-lhes sua personalidade e sua identidade. A felicidade de cada homem não pode ser individual, exclusiva, indiferente e alheia às circunstâncias dos outros, que com ele fazem e integram uma coletividade. Eis uma perspectiva que transcende ao tempo.  Pois não há distinção entre uma aldeia ou um pequeno ajuntamento, um povoado, pequeno, rústico e esquecido; uma caravana de nômades ou uma cidade e, ainda, uma grande metrópole; ou uma comunidade campestre, cercada de pomares verdejantes, cortada por rios e envolvida por múltiplas e idílicas manifestações da natureza; ou até uma pobre vila em plena caatinga nordestina (“Vidas Secas”), desafiando, heroica e estoicamente, a terra esturricada. Urge pensar em construir a felicidade em todos os lugares do mundo.

Há estilos de vida que disseminam permanente, contínuo e inesgotável aprimoramento da condição humana. Em todos os tempos. Preciosos exemplos no século XX influenciaram planetariamente o Ser e o Estar no mundo. Ainda hoje suscitam profundas reflexões. Vidas de pessoas como Gandhi, Madre Teresa de Calcutá e João Paulo II. Ícones que não se restringiram ao âmbito da fé, da ética e da moral, mas alcançaram o “viver a vida” integralmente. Mas, no mundo globalizado, estilos massificados pela internet e pela televisão despertam, sobretudo nas novas gerações, o “vazio” deplorado por Saint-Exupéry. Planetariamente reanimado pela pandemia?

No Brasil estilos germinados na vida política enlameiam ideais. Vivemos uma “tragédia macunaímica”. Valores morais despencam. Televisão e  redes sociais difundem intolerância, violência, egoísmo, descompromisso de uns com os outros e antagonismos sem fim. Pretendem desvirtuar o sentido da vida? Mas a pandemia, incrivelmente, revigorou a solidariedade e a consciência do amor. Apesar de tudo. Será?

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas