sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Estimativa indica 503 mil eleitores

- Publicidade -

O número de eleitores aptos ao pleito deste ano em Natal deve ultrapassar a marca de 503.030 eleitores. O número de títulos cancelados pelo Tribunal Regional Eleitoral, com o encerramento do prazo de regularização do eleitor, é estimado em 74.500. O sistema do Tribunal Superior Eleitoral ainda está sendo alimentado com os processos realizados no último dia de prazo, na quarta-feira (7), por isso, os dados de cancelamento ainda não foram totalizados.

O cientista político e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Antonio Spinelli, analisou: “A primeira vista, provavelmente, corresponde (o percentual de títulos cancelados) a parte dos eleitores que votam em branco, nulo ou já se abstém”.

O professor chamou atenção que, normalmente, nos pleitos pelo menos um quarto dos eleitores votam nulo, branco ou se abstém. “Esse percentual (de títulos cancelados) certamente abranje esses desencantados com a política”, comentou. Mas ele chamou atenção que se o comparativo for feito com países da Europa ocidental, onde a democracia já é mais consolidada,o número não se mostra tão preocupante assim. “De qualquer forma, os números que chegam dos TREs mostram um desencanto com a política. Claro que o ideal seria que as pessoas participassem mais”, ressaltou.

Nos três últimos dias para o encerramento do prazo da Justiça Eleitoral para regularização do eleitor que estará apto a votar este ano, a Justiça Eleitoral registrou o atendimento de 29.988 eleitores nas 69 zonas do Rio Grande do Norte. Apenas nas cinco zonas de Natal, foram atendidas 5.575 cidadãos. A estatística chama ainda mais atenção porque quase metade desse total atendido nos três últimos dias na capital foram regularizados na data limite de 7 de maio.

A Assessoria de Imprensa do Tribunal Regional Eleitoral informou que não poderia fornecer o balanço final do período de regularização do eleitor porque aguarda o processamento de todas as informações no sistema do Tribunal Superior Eleitoral. Ela explicou que na última quarta-feira, a meia-noite, o sistema teve que ser fechado para que os processamentos não fossem feitos com data do dia 8, quando já teria ultrapassado a data limite da Legislação eleitoral. Com isso, o processamento dos dados ainda está sendo feito. Por isso, o TRE ainda não fechou os dados gerais.

MADRUGADA
No último dia para regularização do eleitor, o Fórum da Justiça Eleitoral registrou cerca de 2.800 atendimentos. A última pessoa foi regularizada como eleitora a 1h20 dessa quinta-feira.

Durante toda essa semana as zonas eleitorais registraram um intenso movimento. Na última quarta-feira as pessoas aguardaram mais de cinco horas na fila para regularizar a situação. Eram casos de pessoas que tiveram os títulos cancelados e outras que iriam emitir o título pela primeira vez.

NÚMERO DE ELEITORES
Veja o número estimado por zonas eleitorais de Natal

1ª zona
Atendidos no último dia: 373
Número aproximado de eleitores: 62.648

2ª zona
Atendidos no último dia: 365
Número aproximado de eleitores: 77.261

3ª zona
Atendidos no último dia: 521
Número aproximado  de eleitores: 92.298

4ª zona
Atendidos no último dia: 633
Número aproximado de eleitores: 106.859

69ª zona
Atendidos no último dia: 953
Número total de eleitores: 164.260

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas