quinta-feira, 28 de março, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Estoque de alimentos quase zerado

- Publicidade -

Hana Dourado
Yuno Silva
Repórteres

Sem verduras e legumes; com pouco feijão, massas, cerais e carne. O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel está com o estoque de alimentos no limite e pacientes correm o risco de ter as refeições suspensas a partir da próxima semana. A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), está com dívidas acumuladas com pelo menos duas empresas do setor de alimentação que prestam serviços ao maior hospital público do Estado. Somente com a Mini Box Big Boi, responsável pelo fornecimento de carne em todos os hospitais vinculados ao Estado, a Sesap tem uma dívida de R$ 694.405,72.
Para não prejudicar os pacientes, o cardápio está sendo adaptado. No lugar da batata para os pratos pastosos, a nutrição está utilizando sobras de macaxeira que estavam congeladas
#SAIBAMAIS#Na manhã de ontem (25), o setor de gerenciamentos de alimentos do Walfredo Gurgel estava com o estoque de verduras e legumes zerado. Feijão, massas e cerais estavam no limite. Para não prejudicar os pacientes, o cardápio foi adaptado com sobras de alimentos congelados. De acordo com gerente da Divisão de Alimentos do Walfredo Gurgel, Maria Eliza, o problema quanto ao fornecimento de alimentos no hospital se agravou na última semana, quando a empresa responsável por entregar as verduras e leguminosas parou de ir ao hospital.

Uma breve olhada na câmara de armazenamento de legumes foi o suficiente para explicar o problema vivenciado no Walfredo. Dezenas de caixotes vazios se empilhavam do chão até o teto. Para que os pacientes não fossem prejudicados, o setor de nutrição fez adaptações no cardápio. Em vez de utilizar a batata para os pratos pastosos, sobras de macaxeira que estavam congeladas foram usadas. Sem cebola ou alho para temperar a comida, a alternativa dos funcionários, foi comprar com o dinheiro do próprio bolso. “Vamos chegar em um momento que não terá comida para pacientes na segunda-feira (29). O último fornecimento de carne aconteceu no início da semana e as frutas, que deveriam ter chegado hoje (25), não chegaram”, expôs.
No lugar da batata para os pratos pastosos, a nutrição está utilizando sobras de macaxeira que estavam congeladas
A fornecedora de carne citada anteriormente pela gerente da Divisão de Nutrição do Walfredo Gurgel, a Mini Box Big Boi – nome fantasia para Ednaldo Lopes Gonçalves, é responsável pelo fornecimento de carne aos hospitais aos oito hospitais da rede pública vinculados à Sesap. A empresa, segundo informa o Portal da Transparência, aguarda do Governo do Estado R$ 694.405,72. O montante é referente aos restos a pagar até o mês de julho deste ano.

Sem pagar as prestadoras de serviço do ramo alimentício como a Big Boi, a Sesap suspendeu na quarta-feira (24), as refeições para funcionários e acompanhante nos hospitais Monsenhor Walfredo Gurgel,  Giselda Trigueiro, Dr. Pedro Bezerra – Santa Catarina -, Dr. Ruy Pereira, Maria Alice Fernandes e Deoclécio Marques. No horário do almoço de ontem (25), não era incomum encontrar entregadores com comida para funcionários. A situação dos acompanhantes também não era diferente. Para aqueles que não puderam comprar suas quentinhas por delivery, a opção foi contar com o apoio da família.
Complexo Walfredo Gurgel sofre com o desabastecimento em vários setores
Com o pai internando em um dos corredores do Walfredo Gurgel, a dona de casa Priscila Queiroz, contou com o apoio de um familiar para se alimentar hoje. “É muito difícil porque só um acompanhante pode ficar na parte interna do hospital e eu não posso sair para comprar. Para piorar, aqui não tem medicamento. Precisei comprar Dipirona porque eles não tinham para dar ao meu pai”, denunciou.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas