terça-feira, 23 de abril, 2024
27.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Estrelas competem no IFRN

- Publicidade -

Prossegue hoje, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte o Campeonato Brasileiro e IX Torneio Nacional de Ginástica Aeróbica. A competição será disputada até amanhã e terá a participação de seis clubes pelo Torneio Nacional – categorias Infantil, Juvenil e Adulto – e nove pelo Brasileiro – categorias Infantil, Infanto-Juvenil, Juvenil e Adulto -, que serve como qualificatório para o Campeonato Pan-Americano da modalidade, em Acapulco, no México, de 21 a 26 de novembro. O Torneio Nacional será realizado somente amanhã.
A equipe de jovens talentos do Colégio Marista é uma das participantes do evento de ginástica
Enquanto o Campeonato Brasileiro conta com atletas de alto rendimento, o Torneio Nacional tem o objetivo de incentivar a prática da modalidade entre ginastas iniciantes. “Essa competição é mais voltada para a iniciação e massificação da ginástica aeróbica. Entre as novidades, teremos a introdução de duas categorias, a aero dance e a aero step, que já fizeram parte da Universíade e até do Campeonato Mundial”, contou Duda. “Para participar do Torneio, não é preciso ser federado, porque o objetivo é contar com a participação de praticantes de academias e universidades. Queremos que cada vez mais um número maior de atletas possam competir.”

A presidente da Federação Norte-Riograndense de Ginástica, Maria de Fátima Albuquerque, conta que a expectativa para receber as competições é bastante grande. “Estamos ansiosos para a realização deste evento, que é de extrema importância para dar mais incentivo aqueles que estão iniciando a prática da modalidade e podem ver de perto ginastas de alto nível. Acredito que teremos casa cheia, pois há várias escolas do Rio Grande do Norte que estarão participando e estamos fazendo de tudo para mobilizar as famílias, amigos e o público em geral. Tenho certeza que teremos uma grande competição”, disse a dirigente.

Clubes participantes Campeonato Brasileiro: UFMG (MG), IFRN (RN), Centro de Ginástica do Pará (PA), Sociedade Esportiva Palmeiras (SP), São Paulo Futebol Clube (SP), Universidade Federal de Lavras (MG), Centro Esportivo Ramiro (RJ), Escola Muncipal Professora Terezinha Paulino de Lima (RN), Colégio Marista de Natal (RN).

Clubes participantes Torneio Nacional: CEI Zona Sul (RN), Colégio Marista de Natal (RN), Salesiano Dom Bosco (RN), Centro de Ginástica do Pará (PA), Colégio Nossa Senhora das Neves (RN), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (RN).

Marista de Natal é um dos destaques do torneio

O Marista de Natal participa da competição com 22 atletas e de acordo com Conceição Nascimento (Ceiça), técnica da equipe, a possibilidade de pódio (conquista de medalha) é maior no Torneio, que envolve as categorias iniciantes e a nova modalidade da aeróbica, o Aerodance. “O campeonato tem um nível muito forte, internacional”, afirma Ceiça.

“Mas a nossa equipe está preparada. Acredito que possamos conquistar medalhas no Torneio, que envolve atletas iniciantes. No Campeonato é mais difícil, como falei, porque conta com os principais atletas do Brasil, alguns com experiência internacional”, completou a treinadora, que aposta também na equipe que vai disputar a nova modalidade, o Aerodance.

“O Aerodance é uma nova modalidade da aeróbica e contamos com uma equipe adulta muito boa, formada por ex-alunos do Marista”. Segundo Ceição, essa equipe que vai disputar a modalidade Aerodance já tem experiência nacional e chegou a conquistar um vice-campeonato brasileiro de aeróbica em 2008, quando ainda eram alunos da escola.     

Para as categorias infantil e juvenil que vão disputar o Brasileiro, Ceição disse ainda que será um grande teste para os Jogos Escolares do Rio Grande do Norte, que serão disputados a partir do próximo dia 11 de outubro em Natal. Como aperitivo, no último fim de semana, o Marista de Natal disputou o Campeonato Estadual, promovido pela Federação Norte-rio-grandense de Ginástica. O evento foi realizado no IFRN, que também é palco do Brasileiro.

No Estadual, o Marista foi destaque no Torneio, ao conquistar o título na prova Trio Infantil Feminino com Isabela, Maria Clara e Luiza Freire; o segundo lugar desta prova também ficou com o time 2 do Marista, formado por Clarissa, Mila e Letícia.

PROGRAMAÇÃO

Hoje

14h – Finais por Provas – Campeonato Brasileiro

19h30 – Premiação – Campeonato Brasileiro

IX Torneio Nacional

Domingo (30)

9h – Provas

13h30 – Premiação

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas