quinta-feira, 28 de março, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Estrelas da literatura aportam na Pipa

- Publicidade -

Mais três escritores nacionais foram confirmados para o VII Festival Literário da Pipa (Flipipa). O humorista e escritor carioca Gregório Duvivier, o escritor catarinense Cristovão Tezza e o recém premiado com o Prêmio Machado de Assis, o paulista Ignácio Loyola Brandão. O evento acontece de 10 a 13 de agosto, com programação toda gratuita no espaço Pipa Open Air.
Cristovão Tezza encerra a programação no Flipipa, na noite de sábado
Além dos novos nomes confirmados, a sétima edição do evento ainda conta com os autores Estevão Azevedo, Charles Peixoto, Ronaldo Santos, Lira Neto, o cineasta Cláudio Lobato e muitos outros nomes. Na programação, há atividades para todas as idades e sobre os mais diversos temas, desde poesia, música, quadrinhos, literatura infantil, história, jornalismo. Um dos destaque é o documentário “As Incríveis Artimanhas da Nuvem Cigana”, que retrata o movimento poético-marginal no Rio de Janeiro dos anos 1970. As atividades se concentram no Espaço Pipa Open Air, numa estrutura que inclui Tenda dos Autores, estande de editoras e livrarias, espaço para atividades lúdicas e sessões de cinema.
Vencedor do Prêmio Machado de Assis, Ignácio de Loyola fecha a primeira noite
Parceiro do evento, o Sesc integra a programação trazendo autores e promovendo uma série de ações voltadas para crianças e professores, como a biblioteca itinerante, contação de histórias, apresentações teatrais, Tenda Sesc, dentro outros. No encerramento das noites estão previstas shows musicais com as atrações Café Quarteto, na quinta-feira (11), Alphorria, na sexta (12) e DuSouto (13). 

Nesta edição, a Flipipa homenageia o centenário de nascimento do etnógrafo, advogado e escritor Hélio Galvão (1916-1981), cujas as raízes estão fincadas na região de Tibau do Sul, município onde acontece a Flipipa.
Gregório Duvivier participa da programação do Sesc Pipinha

Para fãs de quadrinhos, duas mesas estão programadas, com Milena Azevedo, Márcio Benjamim e Leander Moura sobre adaptação literária. E Geraldo Borges no Pipinha/Sesc. Também estão confirmados o grupo carioca Costurando Histórias, as autoras potiguares Alice Carvalho e Andreia Galvão, os autores cariocas Alexandre Camilo e Marta Barcellos.

Cristovão Tezza
O escritor nasceu em Lages, Santa Catarina, em 1952. É autor dos livros “Trapo” (1988), “Breve espaço entre cor e sombra” (1998), “O Fotógrafo” (2004) e “Filho Eterno” (2007). Este último foi adaptado para o cinema. As filmagens já foram feitas e a previsão de lançamento é para novembro deste ano. O autor lançou em 2014 o elogiado “O Professor” (Record)

Ignácio Loyola Brandão
Jornalista, cronista e romancista paulista.  Aos 79 anos, foi o vencedor da edição 2016 do Prêmio Machado de Assis, oferecido pela Academia Brasileira de Letras (ABL) no início deste mês. Dentre os vários livros publicados, estão “Zero (1975)”, “Não Verás País Nenhum” (1981), “Os Olhos Cegos dos Cavalos Loucos” (2014)

Gregório Duvivier
Ator, humorista, poeta e cronista, Duvivier é sucesso no Youtube com o canal Porta dos Fundos. Formado em Letras pela PUC-Rio, ele já lançou os livros “A partir de amanhã eu juro que a vida vai ser agora” (2008), “Ligue os Pontos – Poemas de Amor e Big Bang” (2014), “Percatempos – Tudo que Faço quando Não Sei o que Fazer” (2015).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas