sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Estresse

- Publicidade -

Por Celina Guerra* e João Felipe Hollanda**
*Professora Universitária, Doutora em Bioquímica e Biologia Molecular, Pós-doc em psicobiologia (@celinamguerra).
*Profissional de Educação Física, Coordenador do Instituto De Saúde Preventiva especialista em atividade física para grupos especiais e terceira idade (@felipehollandaoficial).


O que é, e o quê pode causar em nossas vidas?

Acredito que todos que estão lendo esse artigo já devem ter se sentido estressado em algum momento da vida. Semana passada meu irmão de apenas 7 anos me disse que estava SUPER estressado, acreditam?

Sentir emoções como raiva, tristeza, decepções, melancolia e frustrações faz parte, o problema começa quando o estresse deixa de ser algo momentâneo e passa a tomar conta de nossa vida, durando semanas, meses ou até anos.
estresse
Mas o que é o Estresse?

Assim como alguns sentimentos são essenciais para a preservação da vida, como o medo por exemplo, evita que as pessoas tomem atitudes como as exponha a riscos, o estresse é um mecanismo fisiológico que colaborou para que o ser humano evoluísse até os dias de hoje. Em situações de estresse acorrem diversas reações no corpo, como por exemplo o aumento da frequência cardíaca. Na era paleolítica, um momento estressante podia ser o encontro com um grande predador, atualmente o ambiente de trabalho é responsável pela maior parte das queixas sobre esse mal. “A correria do dia a dia”, grande causa do estresse contemporâneo.

Hoje os estudos sobre o tema apontam dois importantes caminhos para o entendimento dessa condição: são os estressores internos e os estressores externos. Os internos estão relacionados ao próprio indivíduo, características como perfeccionismo, ansiedade. Os externos estão relacionados ao ambiente, estilo de vida, como por exemplo o transito, problemas de relacionamento, pressão no trabalho.

O estresse não é uma condição que surge da noite para o dia, se desenvolve lentamente, é necessário TEMPO, o organismo vai se debilitando é acaba gerando uma série de problemas, enxaquecas, gastrites, problemas cardíacos e alguns estudos apontam até para doenças mais graves como é o caso do câncer.

O estresse quando sentido com frequência, pode afetar diversos sistemas e, ou órgãos do nosso corpo, aqui farei apenas considerações a respeito do efeito do estresse no coração ok?

O estresse crônico, de longa data, como quando você carrega uma divida a meses no banco, contribui para ataques no coração (infarto agudo do miocárdio), assim como o estresse agudo, aquele que vem quando acontece algo de repente, como uma notícia inesperada. Pesquisadores da universidade de Ontário Ocidental no Canadá coletaram amostra de fios de cabelos de mais de cem homens, sendo que metade deles já havia sido hospitalizado por ataques cardíacos, e descobriram que o nível de cortisol nos folículos era maior nesses pacientes.

Sugestão: Inspirem-se nos líderes. Melhor: Trabalhe com calma e afinco para se tornar um deles. A escola de negócios da Universidade de Columbia nos Estados Unidos na qual os participantes foram designados como lideres ou subordinados. Metade das pessoas em ambos os grupos foram convidados a contar uma mentira qualquer. Os subordinados que tiveram que mentir apresentaram níveis elevados de cortisol, Hormônio do estresse. Mas os que estavam em posição de líder também mentiram não apresentaram sinais de estresse, sugerindo que, mesmo em situações estressantes, quando obrigados a mentir, as pessoas que têm o poder sentem pouca ou nenhuma ansiedade.

Dicas de ouro: Como se livrar do estresse no trabalho:

1-    Respire. Sim, respire a principal dica é esta: Respire melhor e com calma, pois é uma das formas mais eficientes de diminuir o estresse;
2-    Ouça música clássica, é excelente para ajudar no relaxamento, outro tipo ou estilo musical que lhe agrade também é bem-vindo;
3-    Cuide de sua alimentação, comer de forma errada e sem respeitar rotina acaba refletindo no nível de estresse;
4-    Desligue-se por alguns instantes todos os dias. É importante se desligar um do mundo para que possa relaxar e focar no seu bem-estar;
5-    Cuide de sua postura. Sentar-se de forma errada pode causar dores no corpo e contribuir para os níveis de estresse;
6-    Pratique exercícios físicos. A prática de exercícios é a válvula de escape conhecida e eficiente, principalmente os praticados ao ar livre.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas