sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Estruturas das rondas escolares foram reduzidas

- Publicidade -

A crise financeira do governo do Estado e município de Natal também tem afetados os projetos de segurança nas escolas.   Na capital, a Ronda Ostensiva de Proteção Escolar iniciou suas atividades em 2014 com quatro viaturas. Agora, são apenas duas para atender 72 escolas municipais e 76 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) em todas as regiões de Natal. “Esperamos que com a renovação do convênio com a Senasp [Secretaria Nacional de Segurança Pública], em dezembro, esse problema possa ser sanado”, disse o coordenador da Rope, Bruno Tavares.
Comunidade escolar vive assustada com onda de violência. Estrutura de segurança não é suficiente
Em âmbito estadual, o Ronda Escolar também sofreu cortes. Até 2015, o programa estadual tinha duas viaturas para cada área administrativa de Natal e duas na cidade de Parnamirim. Dessa forma o programa conseguia também atender os municípios que já estão conurbados com Natal, como São Gonçalo do Amarante e Macaíba.  “O pessoal da zona Norte, às vezes, termina descendo para atender. Aluno com arma em ônibus escolar, aluno com faca. Eu mesmo já fui. A gente não tem condições hoje de atender hoje São José de Mipibu, Nísia Floresta, que tem muito transporte escolar aqui para Natal. Mas a gente não tem condições de expandir por conta do efetivo e condições materiais também”, afirmou o 1º Tenenten Georgi Tomaz, coordenador interino do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas).

#SAIBAMAIS#Atualmente, são apenas seis viaturas em Natal (sendo uma para cada zona e uma para o oficial do dia) e outra para todo o município de Parnamirim (do centro às praias). Vale lembrar  que ambos os programas  também atendem qualquer ocorrência que necessite de ação policial no deslocamento para as escolas. Os responsáveis pelos dois destacamentos também consideram que o número de policiais e guardas municipais é menor do que o necessário para as demandas. No Ronda Escolar, são 19 policiais militares. Na Rope de Natal, são 20 guardas diariamente.

Mesmo com a deficiência de pessoal e viaturas, a Ronda Escolar conseguiu realizar 3.423 visitas às escolas de Natal e Parnamirim no primeiro semestre deste ano. Um dos fatores importantes para o planejamento das visitas programadas é o histórico de ocorrências de cada escola. Esses momentos de conversa com diretores, professores e equipe técnica se concentram nos horários dos intervalos. É exatamente nesses períodos em que há a maioria das ocorrências também. Segundo as estatísticas do Ronda Escolas, a maioria das visitas têm entre 15 e 20 minutos. No primeiro semestre deste ano, 520 delas duraram este tempo.

OCORRÊNCIAS POLICIAIS NAS ESCOLAS
Dados de Natal e Parnamirim

2º semestre de 2015
Natal: 76
Parnamirim:16

1º semestre de 2016
Natal: 18
Parnamirim: 11

Ranking das escolas com mais ocorrências (2016)

Parnamirim
Escola Estadual Eliah Maia do Rêgo: 4 (direção perigosa, furto, roubo e “vias de fato” ou briga com agressão física)
Escola Municipal Francisca Fernandes da Rocha: 1 (ameaça)
Escola Municipal Carlos Alberto de Sousa: 1 (agressão) 
Escola Municipal Artur Costa e Silva: 1 (porte de entorpecentes)

Natal
Escola Estadual Lia Campos: 2 (solicitação de apoio e porte de entorpecentes)
Escola Municipal Veríssimo de Melo: 2 (consumo de entorpecentes e ameaça)
Escola Estadual Luís Soares: 2 (roubo e apoio policial)
Escola Municipal Francisca Ferreira da Silva: 2 (desordem e encontro de veículo roubado)
Escolas mais visitadas pelo Ronda Escolar (2016)

Parnamirim
Escola Municipal Francisca Fernandes da Rocha: 39 vezes
Escola Municipal Emerito Nestor Lima: 37
Escola Estadual Eliah Maia do Rêgo: 36
Escola Municipal Francisca Bezerra de Souza: 34
Escola Municipal Maria Cristina Tavares: 30

Natal
Escola Est. Myriam Coeli: 52 visitas
Escola Est. Ana Júlia Mousinho: 48
Escola Estadual Walfredo Gurgel: 46
Escola Est. Rômulo Wanderley: 42
Escola Estadual Rêgulo Tinoco: 42

Fonte: Companhia Independente de Prevenção ao Uso de Drogas da PMRN

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas