quinta-feira, 28 de março, 2024
27.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Estudante é morto durante operação

- Publicidade -

BUSCA - Exército deslocou 1.200 homens nas favelas do Rio de Janeiro à procura dos ladrões de armamentos
Rio – Eduardo dos Santos, um estudante de 16 anos, tornou-se ontem a primeira vítima da operação do Exército em favelas do Rio. Não se sabe se a bala de fuzil que o matou foi disparada pelos soldados, pela PM, que dava apoio à ocupação, ou por traficantes de drogas, que reagiam à investida. Os bandidos não se deixam intimidar pela presença das Forças Armadas: no domingo, lançaram uma bomba de fabricação artesanal contra um grupo de militares. Ninguém se feriu.

Mil e duzentos soldados estão vasculhando doze favelas, todas da zona norte, para encontrar a pistola e os dez fuzis roubados há quatro dias do Estabelecimento Central de Transportes (ECT).

Segundo o Comando Militar do Leste (CML), 20 militares de Brasília e Goiânia já chegaram para organizar a vinda de outros 800 homens, que reforçarão as buscas. Ontem à tarde, foi anunciada uma força-tarefa do Exército e da Secretaria de Segurança Pública, calcada na integração de unidades operacionais e de suas áreas de inteligência. Participam do esquema de apoio 270 policiais. O adolescente Eduardo foi baleado de manhã, no Morro do Pinto, perto do Morro da Providência – de onde o tiro partiu. Ele estudava e morava em São Gonçalo (Grande Rio), com a avó e um tio, e estava na casa de um outro tio, na Providência, para o carnaval. “Ele veio assistir ao desfile das campeãs de cima do viaduto; torcia pela Estácio de Sá”, lamentou o tio que o criava, Robson dos Santos. “Aposto que ele corria, com medo do tiroteio.” Eduardo foi ferido no mesmo momento em que criminosos que dominam o tráfico da Providência disparavam contra a PM e os militares do Exército. A bala entrou pelas costas e saiu pelo peito do garoto, que havia ido ao Morro do Pinto para se inscrever num curso de fotografia oferecido pela prefeitura. O estudante Marco Aurélio Lima, de 18 anos, que estava com ele, viu tudo.

Exército busca recuperar armamentos roubados

Depois de se reunir com o secretário Marcelo Itagiba, o comandante do CML, general-de-Exército Domingos Curado, fez questão de ressaltar que a ação não tem “caráter intervencionista” e será encerrada quando o armamento for recuperado. Itagiba ressaltou que existem, entre os soldados, equipes que participaram da missão brasileira no Haiti. Lá, elas atuaram em comunidade carentes, o que lhes dá mais preparo para o trabalho nas favelas. O ataque a bomba ocorreu na noite de domingo, num dos acessos à Providência. Os soldados pediram reforço da PM.

Ontem de manhã, por volta das 9 horas, foram ouvidos mais disparos dos bandidos. O Exército subiu o morro com um veículo blindado. Ninguém foi preso. Até o fim da tarde, o CML não havia divulgado balanço da ocupação.

Os militares estão nas favelas munidos de mandados de busca e apreensão. O ex-cabo do Exército suspeito do roubo das armas, Evanilson Silva, que trabalhou no ECT, já foi encontrado e negou participação no crime. A população das comunidades reclama do tratamento dispensado pelos soldados. “Nós entendemos que eles têm de procurar as armas, mas, assim como a polícia, eles têm que aprender a nos respeitar”, disse uma dona de casa. “Para mim, polícia e Exército é tudo a mesma coisa. Eles acham que homem e criança da favela é bandido e mulher é vagabunda”, reclamou outra moradora.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas