sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Estudantes anunciam novo protesto

- Publicidade -

MOVIMENTO -  Renato de Oliveira condena decisão do juizMesmo com a polícia autorizada judicialmente a reprimir qualquer manifestação que esteja impedindo o livre trânsito de cidadãos nas vias federais, o movimento estudantil promete manter a mesma estratégia nos protestos contra o aumento da tarifa de ônibus.

Em carta aberta à população, distribuída nos protestos, o Movimento Estudantil da Cidade do Natal reconhece os transtornos causados pelo bloqueio das principais vias públicas, nos horários de pico, mas explicam que a interferência no ir e vir do cidadão natalense foi a única forma encontrada para chamar a atenção do poder público, dos gestores e da própria população para o problema do sistema de transporte coletivo de Natal que tem uma frota envelhecida com 317 veículos com mais de sete anos de idade, segundo dados da própria STTU, paradas de ônibus sem abrigos, trabalhadores rodoviários com salários defasados e empresários lucrando em cima das linhas de ônibus, que são uma concessão pública, e mesmo tendo todos esses problemas, a STTU ainda autoriza um reajuste de tarifa sem apresentar uma planilha de custos que justifique o aumento.

Segundo Renato de Oliveira, integrante do movimento estudantil, os protestos vão continuar até o dia 13 de junho, data da audiência pública, na Câmara Municipal, que tratará dos problemas do transporte coletivo de Natal.

Com relação à decisão do juiz federal Magnus Delgado que, a pedido da Polícia Rodoviária Federal, autorizou a PM a auxiliar na repressão dos protestos com a finalidade de desobstruir as ruas, Renato de Oliveira disse que o movimento estudantil condena a atitude do juiz considerando a medida autoritária. Para Vlademir Capistrano, secretário geral da OAB-RN, a decisão do doutor Magnus Delgado não é autoritária, pois a situação coloca o direito de ir e vir dos cidadãos em confronto com a liberdade de expressão dos estudantes e ao analisar a situação, o juiz proferiu uma decisão que beneficia a coletividade.

A assessoria do juiz Magnus Delgado informou que a medida não proíbe os estudantes de manifestarem o livre pensar, desde que utilizem as marginais e não interrompam o trânsito. Renato de Oliveira informou que o movimento estudantil retomará os protestos hoje sem alterar as estratégias de ação.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas