Estudantes chegam mais cedo aos locais de prova para evitar correria e trânsito

Publicação: 2018-11-04 11:09:00 | Comentários: 0
A+ A-
No primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Natal, muitos candidatos preferiram chegar cedo aos locais de prova para aguardar o horário das 11h, quando oficialmente serão abertos os portões de acesso. Na Unp da Roberto Freire, já havia fila na entrada, além de diversos ambulantes e profissionais de cursinhos. O trânsito na avenida que dá acesso ao local estava fluindo normalmente.

No primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio, muitos candidatos preferiram chegar cedo aos locais de prova para aguardar o horário das 11h
No primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio, muitos candidatos preferiram chegar cedo aos locais de prova para aguardar o horário das 11h

O clima entre os candidatos que chegaram cedo era de tranquilidade e otimismo. É o caso das amigas Ayala Cortês, Débora e Denise Lima. "Preferimos chegar cedo para não correr riscos. Moramos um pouco distante daqui. De jeito nenhum queríamos virar meme", diz Denise, lembrando das tradicionais fotos dos candidatos barrados que fazem sucesso na internet.

As amigas Ayala Cortês e Débora e Denise Lima moram longe do local da prova e por isso preferiram chegar cedo, por volta das 9h30 da manhã
As amigas Ayala Cortês e Débora e Denise Lima moram longe do local da prova e por isso preferiram chegar cedo, por volta das 9h30 da manhã

Ela vai para o seu terceiro vestibular e pretende cursar gastronomia ou jornalismo. A irmã Débora quer ir de turismo e a Ayala, de Direito. Para as três, a parte de linguagem é a mais difícil da prova deste domingo. "É muito texto, acaba deixando a gente com a cabeça cansada para as outras questões", explica Ayala. Sobre a redação, a amiga Débora que novamente deve vir algum tema social. "Só cai sobre minorias. Mas se falou muito de fake news também".

Aproveitando a movimentação, um grupo de estudantes se reuniu para vender água mineral e distribuir abraços
Estudantes ajudaram os participantes com venda de águas por preços baixos e mensagens de apoio

Aproveitando o movimento de candidatos, um grupo de estudantes se reuniu para vender água mineral e distribuir abraços. "Todo mundo aqui faz faculdade, gasta dinheiro com Xerox. Então viemos tentar arranjar uma graninha. Vimos que em outras capitais se faz isso e estamos tentando pela primeira vez aqui", disseram os amigos.

Um grupo de amigos veio ao local de prova exclusivamente para puxar orações e transmitir paz e tranquilidade para os candidatos. É o caso de Ricardo, do grupo Comunhão Mútua, que já prestou vestibular no passado e sofreu com ansiedade
Grupo de amigos foi até o IFRN para fazer orações e desejar boa prova aos candidatos

Um grupo de amigos veio ao local de prova exclusivamente para puxar orações de boa prova para candidatos. “Sei o que eles estão passando, já fiz vestibular para o IFRN,fiquei ansioso e deu branco. Então viemos aqui passar uma mensagem para que todos se sintam bem, mais leves e confiantes”, diz Ricardo, do grupo Comunhão Mútua.

Agentes da STTU garantem o fluxo do trânsito próximo ao IFRN Campus Central, um dos locais da aplicação do Enem
Agentes da STTU garantem o fluxo do trânsito próximo ao IFRN Campus Central, um dos locais da aplicação do Enem

Com a aproximação do horário de fechamento dos portões, marcado para às 12h, a movimentação de veículos aumenta nas imediações dos locais de prova. No cruzamento das avenidas Salgado Filho e Bernardo Vieira, uma equipe da STTU monitora o trânsito para permitir o fluxo continuo de carros. Segundo os agentes, até o momento nada de anormal aconteceu. Mas a atenção fica maior nos minutos finais. Em Natal, 62 agentes de trânsito estão em atividade para auxiliar no deslocamento dos candidatos durante todo o dia. Eles estão distribuídos nos principais corredores da cidade.

Confira mais fotos do 1º dia do Enem 2018 em Natal:

Assista o exato momento da abertura do portão do IFRN - Natal:


#TNnoEnem
Para ajudar na preparação para o Enem 2018, o #TNnoEnem disponibilizou um simulado online, onde a nota é elaborada de acordo com os critérios que o Ministério da Educação utiliza para pontuar a prova oficial. Os professores do Over Colégio e Curso fizeram a correção da prova ao vivo, disponibilizada em no canal no Youtube da Tribuna do Norte e também no Facebook. O PDF do simulado também está disponível para os estudantes.

Neste primeiro dia de provas do ENEM, a TRIBUNA DO NORTE em parceria com o Over Colégio e Curso promove neste domingo (04), nas redes sociais da TN, um programa ao vivo para discutir e comentar todos os detalhes do primeiro dia de provas do exame. 

A live vai estar disponível nas principais redes sociais da TN: Facebook, Instagram e Youtube. A ação faz parte do “TNnoEnem”, projeto feito pela TRIBUNA para ajudar na preparação para o Enem 2018, disponibilizando simulados online, com nota elaborada de acordo com os critérios adotados pelo Ministério da Educação (MEC), além de correção ao vivo pelos professores do Over Colégio e Curso. O #TNnoEnem foi feito em parceria com o Sistema SAS e Over, com patrocínio da UNI-RN e Natal Card.

*Atualizada às 11h43 para acréscimo de informações


continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários