Estudantes contam histórias para idosos

Publicação: 2016-05-21 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Em Patu (RN), orientados pela professora Vioneide Linhares, um grupo de 40 estudantes do 7º ano da escola estadual Dr. Xavier Fernandes, desenvolveu o projeto “Um Dedo de Prosa”, que estimula contar história aos idosos da cidade e obteve reconhecimento nacional.
DivulgaçãoProjeto estimula aprendizado entre diferentes geraçõesProjeto estimula aprendizado entre diferentes gerações

Para dar início ao projeto, que teve inicio no ano passado, os jovens mapearam as ruas da região para verificar a presença de pessoas da terceira idade nos bairros. A iniciativa foi muito bem recebida e os idosos generosamente abriram as portas de suas casas para os estudantes que levaram contos, crônicas, cordéis e demais histórias. “As visitas a  foram agendadas junto às famílias e a escolha do texto era livre dos alunos”, conta a professora Vioneide, que leciona língua portuguesa.

As “contações de histórias” rapidamente se popularizaram entre os 12 mil patuenses e se tornaram uma agradável forma de aprendizado e troca de experiências entre diferentes gerações. Além de mudar a rotina dos idosos, o projeto ‘Um Dedo de Prosa’ também resultou em uma melhora visível na habilidade de leitura dos estudantes, que pretendem retomar as leituras no próximo semestre deste ano.

Com o projeto, a escola de Patu foi finalista da 1ª edição do Desafio Criativos da Escola, uma iniciativa que reconheceu, no ano passado, histórias de transformação em todo o Brasil. Recebemos 419 inscrições de todo o país e selecionamos 16 escolas finalistas, sendo que cinco foram premiadas para o entusiasmo da professora Vioneide Linhares.  As inscrições para a segunda edição do Desafio Criativos da Escola já estão abertas. Os interessados podem enviar tanto projetos já finalizados quanto aqueles que ainda estejam em andamento até o dia 15 de outubro de 2016, pelo site do Criativos da Escola (http://www.criativosdaescola.com.br).

continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários