sexta-feira, 19 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Estudantes lideram greve geral e manifestações na Itália em protesto contra o governo

- Publicidade -

Estudantes da Itália convocaram para  hoje (7) uma greve geral e manifestações em 90 cidades do país. Os manifestantes protestam contra o pacote de ajustes, elaborado pelo governo do primeiro-ministro Silvio Berlusconi. As medidas incluem novos cortes no orçamento e reajustes de tarifas e impostos.

Nesta manhã, vários estudantes desfilaram pelas ruas das principais cidades de Itália, incluindo Roma, Milão, Trieste, Cagliari, Bolonha, Turim e Palermo. Os estudantes gritavam como palavra de ordem: esta crise não é nossa e nós não a pagamos.

Eles fazem críticas também às políticas públicas na área de educação. Em dezembro, estudantes foram às ruas para reclamar da qualidade do ensino no país, e os protestos acabaram em violência por causa dos confrontos entre policiais e manifestantes.

Na lista de reivindicações estão as contratações precárias de novos professores. Segundo a categoria, há sobrecarga de alunos para cada grupo de profissionais. Os sindicatos dos trabalhadores da educação protestam contra os cortes na concessão de bolsas de estudo – cujos fundos foram reduzidos em cerca de 90%.

Os manifestantes italianos seguem o exemplo dos gregos. Nas principais cidades da Grécia, os protestos se tornaram diários. Os ativistas reclamam das medidas de ajuste adotadas pelo governo na tentativa de conter a crise econômica internacional que atinge o país. Há ameaças de demissões e aumento de impostos. 

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

* Fonte: Agência Brasil

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas