domingo, 12 de maio, 2024
25.1 C
Natal
domingo, 12 de maio, 2024

Estudantes promovem passeata cobrando melhorias no Plano Decenal de Educação

- Publicidade -

Os estudantes de Natal promoveram grande mobilização pelas ruas da cidade nesta quinta-feira (31). Encerrando a jornada nacional de luta promovida pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), as entidades reuniram aproximadamente dois mil estudantes para cobrar melhorias no Plano Decenal da Educação, em discussão no Congresso Nacional.

Anualmente, os estudantes elegem um tema para discussão e defesa. Esse ano, o tema foi a defesa da melhoria do projeto em discussão em Brasília, com ênfase na defesa de que mais recursos oriundos do pré-sal sejam destinados à educação.

O diretor da executiva nacional da UBES, Rarikan da Silva Dutra, disse que a mobilização dos estudantes é em defesa de 50% do fundo do social do pré-sal seja destinado à educação. Além disso, os estudantes defendem que 10% do PIB seja destinado á educação, sejam desenvolvidas políticas eficientes para a erradicação do analfabetismo e se desenvolva um novo modelo do ensino médio, integrado ao ensino técnico. “Os estudantes devem ficar pelo menos sete horas dentro da escola”, defende.

Atualmente, o Plano Decenal de Educação conta com 59 emendas do movimento estudantil.

Vantagem

O estudante Ramon Alves, diretor regional da UNE, informou que o movimento conseguiu junto à Prefeitura do Natal que, a partir do dia 11 de abril, passa a vigorar a meia entrada dos estudantes em eventos culturais de Natal. “É importante como uma forma de complementar a formação cultural dos estudantes”, disse.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas