Estudantes querem levar projeto para o México

Publicação: 2019-06-12 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Dois ex-alunos do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFRN)  de Ceará Mirim conquistaram o direito de apresentar o produto do projeto de pesquisa que faziam parte no IFRN em uma feira científica  internacional em Monterrey, no México, no mês de Novembro. Porém, sem recursos financeiros disponíveis para o custeio completo ou parcial que os alunos terão, Leo Moreira Silva (professor coordenador do projeto) e os alunos abriram uma vaquinha na internet para que os dois alunos possam participar do evento. Segundo ele, caso o objetivo seja alcançado, as despesas que ele e outros dois professores acompanharão os alunos com recursos próprios.

Criada no dia 3 de junho, a campanha já arrecadou R$ 1.385,00 até o fechamento da matéria, correspondente a 6,93% do valor pleiteado, que é R$ 20 mil.  "A meta que estipulamos cobre todas as despesas dos ex-alunos (transporte aéreo, hospedagem, transporte em Monterrey", comenta o professor. Melina Nascimento Gomes e Djalma Antony Lemos Rodrigues são ex-alunos da instituição e hoje são alunos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Eles fizeram parte do projeto de pesquisa do professor Leo quando ainda eram alunos do IFRN, resultando no aplicativo "PORTal", voltado aos conteúdos base da língua portuguesa no ensino fundamental. O projeto, inclusive, foi tema do trabalho de conclusão de curso (TCC) de ambos, orientado por Leo Moreira.

"O aplicativo procura auxiliar alunos do ensino fundamental até o 9º ano, dando um maior alicerce nos conteúdos base da língua portuguesa. Até o momento nós estamos abordando uma parte da morfologia, com questões que avaliam conhecimentos", afirma o professor, explicando que a ideia dele e dos seus ex-alunos é que o aplicativo posteriormente possa ser disponibilizado para escolas da rede pública possam utilizá-lo em seu processo de ensino.

A oportunidade de estar no evento internacional foi obtida em maio, quando ambos foram bem avaliados na Expo Milset Brasil 2019, feira realizada em Fortaleza-CE. O projeto foi elogiado pelos avaliadores e obteve credenciamento para ser exposto na ExpoCiencia Nacional, feira internacional realizada em Monterrey, no México, entre os dias 26 e 29 de novembro. Além de Leo, outros dois professores fazem parte do projeto: Peterson Nogueira, professor de Língua Portuguesa do IFPR, e Durval Pacheco, do IFRN, cuidando da parte de design do próprio aplicativo.

Ainda segundo o professor Leo Moreira, o financiamento coletivo foi uma alternativa pensada que pode colocar o projeto em outro patamar. "Confiamos fortemente que apresentar um trabalho em um evento internacional é uma oportunidade ímpar para nossos alunos, com a oportunidade de mostrar o projeto para o mundo, receber feedback dos visitantes, aprimorar sua formação acadêmica e obter experiência cultural, que tem um valor inestimável", afirma.

Serviço:
O quê: Campanha para levar ex-alunos do IFRN Ceará Mirim a uma feira internacional no México

Quando: até 21/11

Como: no site







continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários