quarta-feira, 17 de abril, 2024
29.1 C
Natal
quarta-feira, 17 de abril, 2024

Estudantes se manifestam contra violência na Zona Norte

- Publicidade -

Se a violência vai diminuir, isso ninguém sabe, mas centenas de alunos de escolas públicas da zona Norte de Natal caminharam ontem à tarde  pelas ruas da região com o objetivo de tentar conscientizar a população de que cada um tem que dar a sua contribuição para ajudar a conter os índices de violência no Estado. Pelo menos dois mil alunos de seis escolas públicas caminharam por várias  ruas da zona Norte da cidade. A ação começou há sete anos quando uma aluna de apenas dez anos da Escola Municipal Iapssara Aguiar, localizada no conjunto Panatis III foi estuprada e assassinada por um vizinho. Comovidos com a morte prematura da estudante Sheila Beatriz, alunos da escola com o apoio da ex-diretora  Ednice Peixoto foram às ruas protestar contra a violência. Depois disso ninguém mais parou. Todos os anos diretores das escolas, professores e alunos se unem para  protestar contra qualquer tipo de violência, como por exemplo, a violência doméstica.

Pelo menos dois mil alunos participaram da manifestaçãoAlém da Iapssara Aguiar, participaram este ano, as seguintes unidades de ensino: Escola Estadual Josino Macedo e as municipais, Palmeira de Souza, Malvina Cosme, Ferreira Itajuba e  Waldson Pinheiro. 

De acordo com informações de Raimundo Nonato Bezerra diretor da escola Iapssara Aguiar durante toda a semana os estudantes fizeram trabalhos nas salas de aula voltados para o tema  – violência. “Foram confeccionados cartazes e faixas. Eles (alunos) ficam envolvidos durante toda a semana. Podemos não sentir mudanças profundas, mas estamos tentando”, enfatizou o diretor.

Nonato disse ainda que a comunidade que abrange a escola Iapssara Aguiar, em Pajuçara é altamente violenta. “Os números de homicídios cresceram, assim como os de furto, assaltos. Estivemos na delegacia e comprovamos isso”, detalhou. Com apenas 12 anos, Rita de Cássia Cordeiro era uma das centenas de estudantes que participou da movimentação. Segurando uma faixa, ela disse que acha de extrema importância  a união dos alunos na tentativa de combater a violência.

Vanderson José da Silva é coordenador da banda escolar que tocou durante o ato.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas