quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Estudo vai definir futuro do Reis Magos

- Publicidade -

Um novo empreendimento será construído na área que abriga o antigo Hotel Reis Magos, na Praia do Meio, zona Leste de Natal. A confirmação foi dada pelo representante do grupo Hotéis Pernambuco, José Pedroza, em reunião com o prefeito Carlos Eduardo e com outros secretários do Município. Ele disse que vai iniciar um estudo de negócio com o propósito de identificar a melhor vocação para  o antigo Hotel Reis Magos. Ele esteve reunido com o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, secretários municipais e representante do setor empresarial  da cidade ontem na sede da Prefeitura de Natal. 
Prefeito de Natal, Carlos Eduardo, e secretários se reuniram ontem com o empresário José Pedroza (3º da esquerda para a direta)
Ao chefe do Executivo municipal, Pedroza ratificou o interesse do grupo que representa em investir no local e dar início a um novo projeto. “Precisamos fazer um estudo de negócio para verificar qual a melhor proposta para a área. Se será um novo hotel, um centro comercial ou outro tipo de empreendimento, ainda não temos condições de apontar. Tudo vai depender desse estudo que faremos”, declarou Pedroza.

Paralelamente a esse levantamento de potencialidades de mercado, o corpo técnico do grupo está preparando a documentação necessária para requerer à Secretaria de Meio-Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb) as novas licenças para o projeto. “A melhor notícia que o grupo Hotéis Pernambuco está dando para Natal é que o investimento é irreversível. Será realizado e vai transformar aquela importante área da nossa orla que hoje está degradada, aumentando seu potencial atrativo para natalenses e turistas. Isto, por sua vez, também gera novas possibilidades para a nossa economia e em geração de empregos”, avaliou o prefeito Carlos Eduardo.

Em termos jurídicos, não há mais empecilhos para que o Hotéis Pernambuco dê sequência ao novo projeto. No fim de janeiro deste ano, a Justiça Federal acatou recomendação do Ministério Público Federal e derrubou uma liminar que determinava o tombamento do Hotel Reis Magos. Caso o tombamento fosse mantido, o grupo pernambucano estaria impedido de fazer mudanças físicas na estrutura do antigo hotel. Com a revogação da liminar, impetrada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), os proprietários ficam livres para fazer novas intervenções estruturais no imóvel.

Participaram da reunião com o prefeito e o empresário José Pedroza, as secretárias municipais Virgínia Ferreira (Semurb) e Christiane Alecrim (Turismo), o procurador-geral do Município, Carlos Castim, o ex-secretário de Turismo de Natal, Fernando Bezerril (que acompanhou os contatos iniciais do Município com o grupo empresarial), e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal), Augusto Vaz.

Memória
A decisão provisória (liminar) que impedia a demolição do prédio foi derrubado pela justiça federal em 31 de janeiro deste ano. Isso porque o Ministério Público Federal se posicionou favoravelmente à demolição. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) defendia o tombamento do prédio projetado em estilo modernista.

Em 2014, a Fundação José Augusto tombou temporariamente a edificação como patrimônio histórico estadual. Desde a década passada, o grupo proprietário manifestava interesse em reabrir o hotel, mas não conseguiu.     Fechado desde 1995, o Hotel Reis Magos funcionava com 63 apartamentos, uma suíte presidencial, salões nobres, parque aquático, playground e restaurante.

O Hotel Reis Magos foi adquirido pelo grupo Hotéis Pernambuco S/A em 1978. Operou o empreendimento por 10 anos, após uma grande reforma feita em 1979/80. Depois, o local foi arrendado de 1989 a 1995; e de 1995 a 2002. Nesse último período houve ordem de despejo litigioso para o ocupante. De 1995 para cá o Reis Magos não passou por nenhum serviço de manutenção.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas