quarta-feira, 24 de abril, 2024
29.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Eu habito este mundo

- Publicidade -
José Narcélio Marques Sousa
Engenheiro Civil
Tocou-me bastante algo que li sobre o avanço tecnológico influenciando o modo de vida das pessoas. São constantes transformações tecnológicas modificando costumes, acabando empregos e levando, a muitos, a incerteza de uma vida sem perspectivas sob o domínio da internet neste mundo. Saibamos as razões.

Netflix, provedora de séries e filmes de televisão com mais de 100 milhões de assinantes. Extinguiu os vídeos-clubes e provocou a diminuição de pessoas nos cinemas.

Booking, com mais de 17 mil funcionários em 198 escritórios em 70 países do mundo, tem a missão de empoderar pessoas a vivenciar o mundo. Tal procedimento pôs em xeque as agências de turismo.

Google, a missão declarada da empresa é organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil. Acabou com as páginas amarelas.

Airbnb é um portal on line de aluguel imobiliário temporário. Tornou-se o terror dos donos de hotéis. Tinder e similares, são aplicativos de localização de pessoas para encontros românticos on line. Provocará a eliminação do mercado de boates e discotecas.

Whatsapp, trata-se de um aplicativo de mensagens instantâneas e chamadas de voz. Além de enviar imagens e vídeos, faz ligações gratuitas por meio de conexões com a internet. Ameaça operadoras de telefonia fixa e celular, as redes socias e os meios de comunicação.

Youtube, plataforma de compartilhamento de vídeos, que hospeda uma grande variedade de vídeos e filmes. Põe em risco empresas de televisão abertas e a cabo. Uber, prestadora de serviços eletrônicos na área de transporte privado urbano, vem incomodando, e muito, os taxistas.

Smartphone, significa telefone inteligente. É um celular que combina recursos de computadores pessoais, dispondo de funcionalidade avançada. Tende a extinguir os estúdios fotográficos.

OLX é uma empresa global de comércio eletrônico, cujo funcionamento está acabando com os avisos classificados. Zipcar, trata do compartilhamento de veículos, oferecendo reservas de carros a seus associados a preços módicos. Desestruturou empresas de aluguel de veículos.

E-mail complicou a vida dos Correios. Waze, acabou com o GPS. Wikipedia, eliminou enciclopédias e dicionários. Tesla, questiona o futuro do setor automotivo tradicional com a venda de automóveis elétricos.

Nubank, empresa emergente brasileira pioneira no segmento de serviços financeiros. Ameaça o sistema bancário tradicional. Facebook, trata-se da maior rede social virtual do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários ativos. Está matando os portais de conteúdo.

Muita coisa ainda vai mudar. A preocupação do momento e sabermos por quanto tempo manteremos o nosso emprego na forma atual. Continuaremos a viver como vivíamos dez anos atrás? Não! É impossível sobrevivermos sem nos reinventarmos, diariamente, para continuarmos participando deste jogo chamado vida. O certo é seguirmos adiante. Não porque atrás vem gente, mas, porque, há muita gente à nossa frente que se aproveita do que somos e fazemos.

Afinal, queiramos ou não, continuamos habitantes deste mundo.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas