Eu tenho um sonho

Publicação: 2019-10-15 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Thiago Gonzaga
Escritor

Prêmio Nobel da Paz, em 1964, Martin Luther King Jr. pronunciou, em 28 de agosto de 1963, nos degraus do Lincoln Memorial, em Washington (EUA), um dos mais conhecidos e belos discursos da humanidade, intitulado "I have a dream", (“Eu tenho um sonho "). Estas palavras entraram na História para definir o sonho de um futuro mais justo para a comunidade negra daquele tempo, e até hoje, inspiram os defensores da igualdade no mundo inteiro.

Dia desses, ao reler esse memorável texto, por algum motivo nos vieram à mente algumas das mais belas canções, da nossa MPB, que trazem, também, em suas letras, a inspiração que nos faz pensar, acreditar num mundo melhor, impulsionando nossos desejos e aspirações, com palavras de esperança e conforto para os nossos corações, em tempos tão conturbados como os que temos vivido nos últimos tempos.

Algumas dessas letras, dessa arte tão extraordinária que é a música, são capazes de suscitar em nós as mais diversas emoções.  Sem falar na capacidade que elas têm de nos fazer viajar no tempo, reavivando e revisitando o passado. A música nos ajuda a relaxar, a refletir, meditar dentre outros benefícios.

Digamos que ao ouvir canções, com mensagens positivas, otimistas, passamos também a acreditar no ser humano, e sobretudo em nós mesmo, no nosso potencial, de superar obstáculos. Nunca é demais dizer que a vida, metaforicamente, é como se fosse um jogo, com fases cada vez mais difíceis, e o segredo, parece clichê, mas na verdade, é nunca desistir.  “Vai à luta, marca teu ponto na Justa”, já dizia o poeta Cazuza. Acredite, tenha um sonho.

A seguir, algumas dessas letras de músicas que inspiram, nos movem e motivam a continuar seguindo em frente, sonhando, a superar os obstáculos da vida.

Quem não lembra, por exemplo de “Semente do Amanhã”, de Gonzaguinha?

“…Para não ter medo que esse tempo vai passar/Não se desespere não, nem pare de sonhar/ Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs /Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar/ Fé na vida, fé no homem, fé no que virá /Nós podemos tudo/ Nós podemos mais/Vamos lá fazer o que será...”

Uma das letras de músicas brasileiras mais icônicas quando o assunto é superação, discursa que todos temos forças para nos levantar após uma queda e tentar novamente. Ela diz que é necessário ter fé na vida, em si mesmo e entender que nunca é tarde para cruzar a ponte e vencer, ter esperanças sempre, é o segredo.

Outra bastante sugestiva, “Amanhã” de Guilherme Arantes.

“...Amanhã, apesar de hoje/Ser a estrada que surge/Pra se trilhar/Amanhã, mesmo que uns não queiram/Será de outros que esperam/Ver o dia raiar/Amanhã ódios aplacados/Temores abrandados/Será pleno, será pleno...”

Canção com letra revigorante, “Amanhã” nos dá sensação de uma nova expectativa, novos dias, novos caminhos, novos horizontes e que venham com muitas alegrias. Uma música inspiradora e poética que nos leva a acreditar em tempos melhores. Sempre haverá um amanhã, esta é a esperança que nos impulsiona apesar da luta de hoje.

O segredo da vida será sempre tentarmos, nunca desistir, continuar sempre tentando, sonhando, como diz a canção de outro mestre, Raul Seixas, “Tente Outra Vez”, “...Tente! /Levante sua mão sedenta/E recomece a andar/Não pense/Que a cabeça aguenta/Se você parar /...Queira! /Basta ser sincero e desejar profundo/Você será capaz de sacudir o mundo/Vai! /Tente outra vez!” .

Parece até lugar comum afirmar que, por mais que as coisas estejam complicadas, não há situação que não possa ser revertida ou trauma que não possa ser superado. As circunstâncias da vida não definem as suas ações. Elas dependem única e exclusivamente de você e da sua visão de mundo. Você pode mudar, tudo está na sua mente.

Confesso também, caro leitor, que assim como você, muitas vezes, não consigo entender esse mundo, o egoísmo, o excesso de materialismo, de vaidades, as dores, os sofrimentos, o preconceito, a violência; não consigo compreender com meus olhos de criança, muitas vezes ingênuo, mas tenho expectativa, sempre de dias melhores. Por isso, sei que nada nem ninguém tem o direito de tirar minha (nossa) alegria de viver, ou roubar as esperanças de todos nós.

Voltando a Martin Luther King, com seu discurso forte, belo, desafiador para sua época:  Apesar de o contexto histórico, social e político importar bastante, a grande mensagem que homens como ele nos deixaram é que não podemos ficar imóveis diante das injustiças que, infelizmente, irão sempre existir, mas sigamos, com fé, com luta, acreditando sobretudo em nós mesmos, no nosso potencial humano e nos nossos sonhos.

Eu tenho um sonho, e você?






continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários