sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

EUA tem mais de 90 mortos

- Publicidade -

Nova York (AE) – Já supera 90 o número de mortos por causa da passagem do furacão Sandy pela costa leste dos Estados Unidos, informaram as autoridades ontem. A companhia de previsões Eqecat estima o prejuízo total no país em US$ 50 bilhões, o que tornaria a tempestade a segunda mais custosa da história americana, após o furacão Katrina, em 2005. A estimativa inclui danos materiais e perda de negócios. Para a população, um impacto que vem sendo sentido ainda é a dificuldade de encontrar combustíveis.

As filas de carros à procura de gasolina nos postos em Nova

York cresciam ontem, em meio ao temor de haver mais falta de combustíveis, depois de o furacão Sandy deixar fechados 65% dos postos de gasolina naquela cidade e em Nova Jérsei.

Com gasolina escassa, consumidor tem feito fila em busca do combustível
As operações, no entanto, seguiam restritas a Nova York, enquanto em Nova Jérsei duas refinarias permanecem fechadas, com relatos de danos severos nas instalações. Muitos postos nas cidades ainda não tinham energia elétrica para receber o carregamento de gasolina e atender normalmente.

O motorista de táxi da cidade de Nova York Mohammad Sultan estacionou seu carro amarelo num posto Hess na avenida Coney Island à meia-noite para ser o primeiro da fila quando o combustível fosse desembarcado na manhã de quinta-feira. Três horas depois, 180 veículos estavam atrás dele, enquanto o posto seguia sem combustível. “Por causa da falta de combustível, há milhares de taxistas estacionados, perdendo tempo e dinheiro”, reclamou Sultan.

A falta de combustível e de energia elétrica para bombeá-lo nos tanques dos carros teve um impacto notável no trânsito nas áreas mais densas de Nova York e Nova Jérsei, quatro dias depois de que a supertempestade Sandy atingir a Costa Leste dos EUA.

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, disse ontem que o problema de falta de combustível no Estado deve diminuir assim que os tanques comecem a atracar no porto de Nova York, que foi parcialmente reaberta na quinta-feira.

O porto foi fechado por causa dos estragos causados pela supertempestade Sandy esta semana, que deixou o local cheio de destroços, tornando a navegação perigosa. Com partes do porto em funcionamento, navios carregando milhões de galões de combustível seguem agora para as docas para início do descarregamento. Até agora, dois milhões de barris foram entregues, de acordo com a Guarda Costeira.

“Deve haver uma mudança real nas condições e as pessoas vão perceber isso rapidamente”, disse o governador. “Milhões de galões de gasolina estão agora no porto, indo para a rede de distribuição”, completou.

Maratona de Nova York é cancelada

Apenas na cidade de Nova York, o furacão deixou 40 pessoas mortas, das quais 19 em Staten Island. Após moradores do distrito, um dos mais pobres da cidade, criticarem o fato de a Maratona de Nova York ter sido mantida, o prefeito Michael Bloomberg cancelou a prova, que ocorreria amanhã. A corrida atrairia mais de 40 mil participantes, com cerca de 20 mil vindos de outros países e pagando centenas de dólares para participar da corrida, que começaria em Staten Island, atravessaria uma ponte e iria até o Central Park na ilha de Manhattan.

O prefeito de Nova York havia defendido a manutenção da maratona, lembrando que mesmo após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 ela foi realizada. Na noite de ontem, porém, ele tomou a decisão de cancelar a corrida porque o evento teria virado “uma fonte de controvérsia e divisão”. Algumas ruas de Staten Island continuam cheias de  lixo e permanecem alagadas.

Obama e Romney divergem sobre cenário econômico

Washington (AE) – Dados  publicados ontem pelo governo dos Estados Unidos, a quatro dias das eleições presidenciais de 6 de novembro, mostram que a taxa de desemprego cresceu de 7,8%, em setembro, para 7,9% em outubro, mas também foram criados mais empregos que o esperado no mês passado, 171 mil vagas. Democratas e republicanos fizeram leituras diferentes dos números.

O presidente Barack Obama, que tenta a reeleição, disse que os números mostram que a economia está se recuperando, enquanto seu adversário republicano Mitt Romney afirmou que os dados são uma “triste lembrança” de que a economia continua estagnada.
O Departamento do Trabalho, que previa a criação de 125 mil empregos em outubro, informou que foram criados 171 mil. “Nós fizemos um progresso verdadeiro” disse Obama a uma multidão no Estado de Ohio, logo após o relatório ser divulgado. “Mas ainda temos muito trabalho a fazer”, afirmou o presidente.

As últimas pesquisas indicam que Obama e Romney estão em empate técnico em Ohio, cada um com 49% das intenções de voto. 
Obama lidera por estreita margem no Colégio Eleitoral, que na realidade é quem elege o presidente, refletindo o voto popular. O colégio tem 538 delegados; um presidente, para ser eleito, precisa dos votos de 270 delegados. Obama e Romney tentam conquistar, Estado por Estado, os votos dos delegados.

As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas