Europa em desespero

Publicação: 2020-03-15 00:00:00
A+ A-
alexmedeiros1959@gmail.com

O diretor geral da Organização Mundial da Saúde, o médico etíope Tedros Adhanom, disse na sexta-feira que a Europa já “se transformou no epicentro da pandemia" do coronavírus, que já matou em todo o mundo mais de 5 mil pessoas. O COVID-19 avança rapidamente no velho continente e a quantidade de vítimas excede a soma dos demais países, abaixo apenas da China. Mas na última semana, o pico de contágio em solo europeu foi maior que o chinês.

O número total de casos de infectados no mundo ultrapassa 132 mil e os países afetados já são 123, dados afirmados por Tedros. O chefe da OMS insistiu, como fez desde o aparecimento do coronavírus, que a situação na Europa hoje pode ser repetida em qualquer outro país ou região do mundo. Nos últimos dois dias, o quadro na França apresentou sinais parecidos com a Itália na primeira semana, e na Alemanha existe o risco de seguir os padrões.

Na sexta-feira, o governo francês proibiu reuniões com mais de 100 pessoas e deu carta branca para a polícia dissolver qualquer que seja a aglomeração, em local aberto ou fechado. A Espanha decretou estado de alarme e emergência.

Em Portugal, também na sexta, foram suspensas as aulas em colégios e faculdades; as autoridades e a imprensa apelaram aos estudantes para não tomarem o fato como férias, dado a grande presença de jovens nas praias.

Por esse e outros motivos Tedros Adhanon disse que os países não devem se concentrar em medidas isoladas - diagnosticar casos, acompanhar parentes ou impor medidas de distanciamento social, mas "fazer tudo de uma vez".

Ele deu os exemplos da Coréia do Sul, de Cingapura e da própria China, onde, além desse conjunto de medidas, havia uma importante mobilização social que salvou muitas vidas. Além do isolamento de grupos através de quarentena.

Uma leitura diária na imprensa europeia e sente-se um drama que é melhor nem pensar em sendo no Brasil. É preciso unidades de saúde preparadas para receber e cuidar de muitos pacientes, algo difícil em nosso sistema público.

A chegada do coronavírus na Europa surpreendeu a infraestrutura de emergência e alguns países, como a Itália, não conseguiu imprimir ações agressivas como as adotadas na China, que levaram a superar coisa pior.

Durante entrevista em Genebra, as autoridades da OMS informaram que foi aberto um novo fundo de solidariedade com doações do setor privado, entidades filantrópicas e individuais, que se somarão aos fundos da ONU.

Até agora, as ações da OMS na Europa respondem por distribuição de 89 milhões de máscaras, 30 milhões de luvas e 30 milhões de óculos de proteção. E enquanto o quadro agrava na Europa, surgem os primeiros casos na África.

Créditos: DivulgaçãoEuropa x coronavirusEuropa x coronavirus


Djalma Maranhão
O muito já dito sobre a vida e militância do ex-prefeito de Natal agora será acrescido de mais com o relato privilegiado de um dos seus mais próximos auxiliares e amigos, o ex-deputado Roberto Furtado, num livro de memórias.

Lançamento
O livro “Djalma Maranhão – Memórias de um ex-Secretário”, será lançado na quarta-feira, 18, às 18h, no Solar Bela Vista. Quando exilado, Djalma escreveu: “Roberto, poucos foram tão solidários como você na hora da hecatombe”.

Debate EUA
O debate de hoje à noite entre os candidatos democratas Joe Biden e Bernie Sanders, com transmissão da CNN Brasil às 20h, não será realizado em Phoenix, mas em Washington. Alteração provocada por causa do coronavírus.

Exame negativo
Logo que o presidente Jair Bolsonaro anunciou que o teste sobre coronavírus deu negativo, um jornalista tascou nas redes, “mania de querer desmentir a imprensa”. Antes, alguns petistas locais festejaram a suposta infecção.

Que doença
Tais fatos me lembraram da noite do Oscar, quando um petista recalcado com a derrota do documentário “Democracia em Vertigem”, postou “o Oscar é nosso” e considerou do PT estrelas vermelhas no show de Elton John.

Douce France
Fechado o espaço físico, o Douce France segue oferecendo seus sabores via delivery por aplicativos como o iFood, atendendo os bairros de Petrópolis, Tirol, Praia do Meio, Lagoa Nova, Morro Branco, Alecrim, Candelária e outros.

Christmas City
Do poeta Venâncio Pinheiro: “Natal é uma cidade com tendência internacional. Temos avenidas Um, Dois, Três... Praia de Miami, um trânsito indiano e quando aqui chove, vira Veneza”. Sem falar de Vietnã, África e Leningrado.

Corta, corta!
O Walt Disney Studios interrompeu a produção de vários filmes com filmagens nos EUA e Europa, entre eles “A Pequena Sereia” (na Inglaterra) e “Shang-Chi” (na Austrália). O diretor do filme do herói Marvel entrou de quarentena.

Elite 3
A terceira temporada da série “Elite” estreou sexta-feira na Netflix e enloqueceu os fãs, que botaram o assunto nos trends topics do Twitter. Entre suspenses e mortes, muitos já falam no melhor desfecho dos últimos anos na televisão.

Romildo Soares
Neste domingo, a partir das 15h, no Porão das Artes, em Pium, mais de 20 artistas locais, entre músicos e poetas, estarão se apresentando num show especial em favor do cantor e poeta Romildo Soares, internado desde o carnaval e necessitando de apoio financeiro para tratamento. O ingresso é apenas R$ 10.






Deixe seu comentário!

Comentários