sábado, 20 de abril, 2024
24.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Europa na tela: festival de cinema italiano chega a Natal nesta quinta

- Publicidade -
A Itália tem uma longa e rica história com a Sétima Arte. Para saber o que há de mais novo nessa trama, surgiu o “8 ½ Festa do Cinema Italiano”, cuja 9ª edição no Brasil será realizada de 4 a 10 de agosto, em 20 cidades. Em Natal, a programação estará no Moviecom do Praia Shopping, sala 7, a partir desta quinta. O festival revela mais uma vez o vigor da produção atual do cinema italiano, com uma seleção de filmes vinda dos principais festivais internacionais, e alguns dos maiores sucessos de bilheteria na Itália.
Festival acontece de 4 a 10 de agosto em Natal no Moviecom do Praia Shopping. O filme Freaks Out faz parte da programação
A programação contará com 12 filmes, nove deles com pré-estreia nacional. Em 2022, o “8 ½ Festa do Cinema Italiano” encara o desafio de voltar ao formato presencial, em uma edição que amplia mais uma vez seu circuito nacional de exibições, trazendo a seleção dos melhores filmes italianos dos últimos anos, todos inéditos nas salas brasileiras de cinema – com direito a um clássico. 
Como parte da programação contemporânea com pré-estreias exclusivas, o festival traz a exibição especial de “Ennio, o Maestro”, documentário que Giuseppe Tornatore realizou sobre a vida e obra do compositor Ennio Morricone. Tornatore, que foi grande amigo de Ennio, mostra desde sua infância até a vida adulta, passando pelos anos de conservatório e por seus grandes filmes e prêmios, sem esquecer do Oscar. Ennio compôs mais de 500 trilhas sonoras para  cinema e TV. 
Exibido no 78º Festival de Veneza, “Ennio, o Maestro” revela o mestre por meio de uma longa entrevista conduzida por Tornatore, além de depoimentos de realizadores e músicos. O traz ainda fragmentos da vida privada de Morricone, gravações dos espetáculos, excertos dos filmes e imagens inéditas dos arquivos pessoais. 
O filme “Guia Romântico” é um dos 12 filmes que faz parte do festival de cinema italiano
No ano de seu centenário, Pier Paolo Pasolini ganha homenagem na programação com a exibição de “Mamma Roma”, clássico neorrealista com a musa Anna Magnani. Ela vive Mamma Roma, uma prostituta de meia-idade que sonha em mudar de classe social para poder voltar a viver com seu filho adolescente, Ettore – um típico arruaceiro. Também será exibido “Leonora, Adeus”, o mais recente filme de Paolo Taviani, dedicado ao irmão Vittorio Taviani, que concorreu ao Urso de Ouro do Festival de Berlim 2022.  A comédia “Guia romântico para lugares perdidos”, de Giorgia Farina, traz Clive Owen e Jasmine Trinca em um insólito road movie sobre duas almas atormentadas que embarcam juntas numa viagem entre ruas, silêncios e emoções.
Filme de abertura do Festival de Veneza 2021, “Laços”, de Daniele Luchetti, destaca Alba Rohrwacher, Luigi Lo Cascio e Laura Morante. Premiado com o Leoncino D’Oro no Festival de Veneza, “Freaks out” conta a saga de uma trupe de circo que, em plena Segunda Guerra, usa seus superpoderes para lutar contra os nazistas. O filme revela mais uma vez o talento de Gabriele Mainetti para contar histórias de heróis.
 
Já “Il Buco” traz ao festival a vanguarda e a experimentação do cineasta Michelangelo Frammartino, que recebeu o Prêmio Especial do Júri no Festival de Veneza 2021. O diretor literalmente mergulha na jornada realizada por um grupo de jovens espeleólogos que encontra pela primeira vez o fundo do Abismo do Bifurto, uma das cavernas mais profundas do mundo, 700 metros abaixo da Terra, na Calábria.
Para quem curte Toni Servillo (de “A Grande Beleza”), “O Rei do Riso”, de Mario Martone, traz o ator em grande performance na pele do lendário Eduardo Scarpetta, mestre da comédia italiana. O cineasta, sempre apaixonado pela cultura napolitana, revisita as tradições do teatro napolitano e recria o que ele próprio chama “o romance imaginário de Eduardo Scarpetta e da sua tribo”. 
Em 2021, o festival realizou sua segunda edição totalmente online, com nove filmes inéditos e dois em pré-estreia nacional em sua programação gratuita. Em 2020 e 2021, o “8 ½ Festa do Cinema Italiano” reuniu mais de 200 mil espectadores. Em 2019, a última edição presencial contou com 44.120 espectadores.
Serviço:
O que: 9a edição do festival “8 ½ Festa do Cinema Italiano”
Quando: De 4 a 10 de agosto
Onde: Sala 7 do cinema Moviecom, no Praia Shopping
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas