Evento abordará transformações nas empresas e carreiras

Publicação: 2020-07-03 13:29:00
A+ A-
Analisar as mudanças pelas quais o mundo está passando e qual o impacto delas no trabalho, nas empresas, na família e no aprendizado. É Com esse intuito que o palestrante e formador de executivos Romeo Busarello participa do evento online “Sociedade Digital - Mudanças e Transformações”, que acontece na próxima quinta-feira (09), a partir das 17h. A transmissão vai acontecer no canal da imobiliária Caio Fernandes no Youtube. O evento ainda terá uma Sala Vip Virtual em que cinco convidados especiais vão promover um debate sobre o assunto e fazer perguntas. 
 
A palestra é voltada para todos que desejam compreender melhor as mudanças mundiais, independente da área de atuação, e para aqueles que querem  refletir sobre como a aceleração da presença digital em todas as ações pessoais e profissionais estão influenciando no nosso cotidiano. “O mundo está trocando de ‘pele’. Nesse contexto, vamos falar sobre a época de transformações, as novas competências, as oportunidades óbvias versus as oportunidades ocultas. A mudança favorece a mente preparada”, resume Busarello. Ele analisa o cenário para aquele empreendedor que ainda não se conectou com esse mundo digital. E a previsão não é das melhores. “Urgentemente ele deverá possuir uma alma digital.  A sociedade será impiedosa com quem não estiver em constante processo aprendizado”, aconselhou. 

Listado entre os executivos mais inovadores do Brasil, segundo a revista Meio&Mensagem, ele é formado em administração com pós-graduação em Marketing e tem 32 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais nas áreas de consumo e digital business. Mais de 5 mil executivos brasileiros já passaram por suas aulas. Busarello fez carreira internacional na China e nos Estados Unidos e é professor com mais de 20 anos de docência nos cursos de MBA e Pós-Graduação da ESPM, INSPER e USP.

“Resolvemos realizar este evento digital com um profissional altamente qualificado e habituado já há muito tempo com esse tipo de vida digital para nos trazer um pouco de luz nas nossas dúvidas nesse momento. Será uma oportunidade para reflexão e aprendizado, urgente e necessária”, explica o empresário Caio Fernandes, que está à frente do evento. Ele afirma que as mudanças chegaram na vida de todos, em praticamente todas as ações, pessoais ou profissionais, o que faz com que temas como o que será abordado no evento digital sejam de interesse de todas as esferas da sociedade. “Seja na forma quase obrigatória do trabalho em home office, nas crianças em casa trocando as salas de aula pela tela do computador, seja substituindo os restaurantes por delivery, nos aniversários comemorados em lives familiares, nas transações bancárias 100% a distância, entre muitos outros exemplos”, menciona.

Sala Vip Virtual
Para enriquecer ainda mais esse momento de reflexão e aprendizado, cinco personalidades da sociedade potiguar foram convidadas para debater o assunto e fazer questionamentos a Romeo Busarello após a palestra. A mediação deste debate será da jornalista Juliska Azevedo.
 
Entre os convidados, estão o sócio-diretor da A & C Consultoria e presidente da Companhia de Habitação do RN, Carlos Antônio de Araújo; o diretor da Rádio Cidade 94FM e empresário da construção civil, Haroldo Azevedo; o presidente da CDL Natal e empresário do ramo de material de construções (Comjol), José Lucena; o procurador do Município de Natal e Consultor da Comissão Nacional de Educação Jurídica do Conselho Federal da OAB, Lúcio Teixeira dos Santos; e o diretor executivo da Constel Construções e Empreendimentos, Francisco Vasconcelos, mais conhecido como “Chiquinho da Constel”. 
 
“Quem não pensa o futuro, trabalha o presente usando ferramentas do passado”, destaca Romeo Busarello. 

Confira abaixo um bate-papo com o professor:

A palestra tem como título “Sociedade Digital”. O que o público pode esperar da sua exposição?
O mundo está trocando de “pele”. Muitas mudanças e oportunidades em curso. Fomos atirados para 2030 e isto exigirá novos comportamentos e maneiras de conviver em sociedade. Tudo o que pode ser escrito, ouvido, falado e visto se tornará bit. A ausência de destreza digital poderá se tornar o novo analfabetismo digital deste século

A presença digital em áreas como comércio, educação e a era do home office vieram já para ficar?
Sim. Definitivamente, estas áreas serão transformadas e, por sua vez, negócios que orbitam em torno delas. Muitos negócios morrerão, mas outros tantos surgirão. Não podemos relutar em usar mapas antigos para caminhos novos. Exigirá que todos estejam em estado de alerta para capturar as mudanças.

Você afirma que estamos entrando na era do “dataísmo”. O que isso significa?
Dataísmo é a nova religião dos dados. Tudo será explicado através de dados. Independentemente da área que você atua, deverá possuir competências analíticas. Lamentavelmente, o Brasil forma menos de 100 mil pessoas por ano em STEAM (ciências, tecnologia, engenharia artes e matemática). A China está formando mais de 3,5 milhões por ano. É preocupante.

Você fala que a mudança contempla a todos os tipos de negócio. O que o empreendedor que não tem familiaridade com o digital deve fazer para manter-se em evidência?
Urgentemente ele deverá possuir uma alma digital. Não existe mais ex-alunos. Todos teremos que ter um Mindset de iniciante e buscar conhecimento continuamente. A sociedade será impiedosa com quem não estiver em constante processo de aprendizado. Em 10 anos, a sociedade não será mais a mesma, sobretudo com o advento do 5G, que deve entrar no Brasil a partir de 2023. Da mesma forma que os smartphones causaram uma grande revolução no mundo dos negócios, o 5G fará em escala muito maior. Quem não pensa o futuro, trabalha o presente usando ferramentas do passado.