terça-feira, 19 de março, 2024
26.1 C
Natal
terça-feira, 19 de março, 2024

Evento debate o futuro do trabalho

- Publicidade -

Mariana Ceci
Repórter

A TRIBUNA DO NORTE realiza, no próximo dia 25, o seminário “Profissional 4.0: Futuro do trabalho”. O evento, feito em parceria com a Universidade Potiguar, Instituto Metrópole Digital e Sebrae, vai abordar os principais desafios e estratégias para empreender e atuar no mercado da indústria 4.0.

No Brasil, o futuro do trabalho é complexo: envolve ainda questões tributárias, distribuição da força de trabalho qualificada pelo território nacional e a própria legislação


No Brasil, o futuro do trabalho é complexo: envolve ainda questões
tributárias, distribuição da força de trabalho qualificada pelo
território nacional e a própria legislação

#SAIBAMAIS#Com expectativa de reunir 450 pessoas, o evento contará com uma palestra da escritora e consultora em marketing digital Martha Gabriel. Autora de seis livros e finalista do Prêmio Jabuti de 2014, a escritora vai falar sobre a revolução digital na educação, dialogando com estudantes, empresários e educadores sobre os caminhos para negócios promissores com base nas principais tendências que vem sendo apresentadas pelo mercado para o futuro. 

Além de Martha Gabriel, o evento vai contar com outros três palestrantes: Luana Wandecy, CEO e fundadora da Blindog, startup destaque na aceleração Inovativa Brasil 2018 e parte do ranking das 30 empresas mais inovadoras do país na área de saúde; George Daniel, criador do perfil @SignosNordestinos, que difunde a cultura e as tradições do Nordeste nas redes sociais, e Maria Rita, estudante de publicidade da Universidade Potiguar e criadora do Trilha Criativa, projeto voltado para a criação de métodos mais atrativos e sustentáveis de educação para crianças, parte do edital de impacto social do Sebrae-RN.

De acordo com economistas, a humanidade caminha para entrar de vez na quarta revolução industrial. Big data, inteligência artificial e robótica passam a entrar no dia a dia de empresas dos mais diversos tamanhos. A demanda por soluções tecnológicas que permitam automatizar e facilitar as tarefas do dia a dia aumenta e, com isso, surgem novos mercados e possibilidades, à medida em que algumas profissões deixam de existir.

Na América Latina e no Caribe, de acordo com um relatório elaborado pelo Fórum Econômico Mundial em 2018, as principais profissões emergentes estão nas áreas da engenharia de software, marketing, vendas e consultoria estratégica.

As transformações, no entanto, não se restringem às profissões: enquanto, até o ano de 2015, as empresas apontaram, no mesmo relatório do Fórum Econômico Mundial, a solução de problemas complexos, habilidades de relacionamento interpessoal e gestão de pessoas como as três principais características buscadas em potenciais funcionários, a projeção para 2020 coloca o pensamento crítico e a criatividade em ênfase.

No Brasil, o futuro do trabalho é complexo: envolve ainda questões tributárias, distribuição da força de trabalho qualificada pelo território nacional e a própria legislação. Ao mesmo tempo em que lidam com essas questões, as empresas terão de buscar se digitalizar e atualizar permanentemente. De acordo com um relatório de 2018 da Confederação Nacional da Indústria, 14 dos 24 setores da indústria brasileira precisam adotar com urgência estratégias de digitalização para aumentar a competitividade.

As novas habilidades, profissões emergentes e estratégias para adentrar ao novo mundo do trabalho serão debatidas pelos palestrantes no evento, que acontece na UnP Rooberto Freire, a partir das 18h30. As inscrições estão abertas, e podem ser feitas no endereço https://unp.br/eventos/. O valor da inscrição é de R$ 20. Para os estudantes, o evento vai gerar um certificado de 4h complementares.

Além da TRIBUNA DO NORTE, realizam o “Fórum Profissional 4.0: Futuro do Trabalho” o Sebrae, Universidade Potiguar (UnP) e Instituto Metrópole Digital (IMD). O evento contará com patrocínio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Riachuelo, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio Grande do Norte (Fecomércio-RN), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e Governo do Estado.

Serviço
Profissional 4.0: Futuro do Trabalho
Data: 25/09/2019
Local: UnP da Engenheiro Roberto Freire, Capim Macio, Natal/RN
Horário: 18h30
Valor: R$ 20,00
Carga Horária: 4hInscrição:https://unp.br/eventos/

Palestrantes:

Martha Gabriel:
Martha Gabriel tem seis livros, entre eles, Marketing na Era Digital
Escritora, consultora e palestrante nas áreas marketing digital, inovação e educação. Autora de 6 livros, inclusive o best seller “Marketing na Era Digital” e o finalista do Prêmio Jabuti 2014 com “Educ@r: a (r)evolução digital na educação”. Palestrante de 4 TEDx, keynote speaker internacional com mais de 70 palestras no exterior e premiada três vezes como melhor palestrante em congressos nos Estados Unidos.
Luana Wandecy:
Luana Wandecy
Empreendedora, mestre em tecnologia e inovação, engenheira da computação,  Luana é CEO e cofundadora da Blindog, empresa que recebeu proposta no Shark Tank 2019, foi startup destaque na aceleração do Inovativa Brasil 2018 e atualmente está no ranking das 30 empresas mais inovadoras do país na área da saúde, de acordo com o Brazilian Pharma e Health.
George Daniel:
George Daniel
Potiguar apaixonado por cultura e tecnologia. Idealizador do perfil @SignosNordestinos, um dos principais perfis de humor, cultura e Nordeste do País, com mais de 2 milhões de seguidores nas mídias sociais. Em 2019 foi agraciado como destaque no programa de aceleração do YouPix, uma das principais empresas de conexão entre marcas e criadores de conteúdo do país. Já foi analista e gestor de mídias sociais; atualmente é empresário e empreendedor social.

Maria Rita:
Maria Rita
Estudante de publicidade apaixonada por comunicação, e uma empreendedora focada em impacto social. Desenvolveu o Trilha Criativa como um que visa transformar o empreendedorismo para crianças em práticas gamificadas, atuando em escolas do Rio Grande do Norte. Já ganhou premiações como o concurso global de habilidades de apresentação da Laureate, Ginga Tank UnP e faz parte do edital de impacto social do SEBRAE-RN. Acredita no poder das crianças e da criatividade e trabalha para que no futuro a educação seja uma experiencia mais humana, sustentável e divertida.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas