quarta-feira, 24 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Evento debaterá potenciais do mar

- Publicidade -

O desenvolvimento econômico das populações que habitam as regiões costeiras está na pauta do evento que a PricewaterhouseCoopers (PwC) realizará em Natal na próxima segunda-feira, 9, no restaurante Marechal (Av. Hermes da Fonseca, 880), a partir das 18h. O evento tem a participação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e pretende reunir empresários e pesquisadores que utilizem o mar em suas atividades.

O economista português Miguel Marques falará sobre “As potencialidades adicionais que o mar dá aos Estados Costeiros”, explicitando que habitar a costa é um bônus econômico que precisa ser bem utilizado. Segundo Miguel, a economia gerada pelo mar representa, de acordo com dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), cerca de 2,5 % do Produto Interno Bruto (PIB) mundial. “Pode parecer pouco, mas é preciso comparar que não existe uma indústria que valha mais”, defende ele, acrescentando que em Portugal esse número é de 3,21% do PIB local.

Marques já estudou a relação do Brasil com o mar e, no ano passado, lançou o livro “O valor do mar – uma visão integrada dos recursos do Brasil”. Ele considera que o país precisa “cultivar o mar nas pessoas” para se relacionar melhor com esse bem natural, passar a gostar e, de forma sustentável, aproveitar as potencialidades econômicas que ele oferece. Ele cita como exemplo de baixo aproveitamento o transporte marítimo, que no turismo poderia ser muito mais intenso, como ocorre no Caribe – “o maior mercado de cruzeiros do mundo”.

“É preciso aumentar a cabotagem marítima, olhando para o mar como uma via e não como um obstáculo”, diz Miguel. Ele constata, entretanto, que o agronegócio intensificou o transporte marítimo de carga no Brasil. Isso “apesar do país não estar na via navegável mais movimentada, que passa mais ao norte; mas tem carga própria suficiente para movimentar o setor; mesmo assim está longe de ótimo.”

O evento do dia 9 terá na abertura uma fala do reitor da UFRN, José Daniel Diniz, e contará com a participação de Vinícius Rego (sócio da PwC Brasil e Líder do Escritório de Recife), abordando o tema “Pautas relevantes na agenda de Líderes Empresariais para o ciclo 2019/2020”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas