Evento reúne empresários interessados em franquias

Publicação: 2013-05-16 00:00:00
Da Agência Sebrae RN

Quem vai abrir um negócio na área de franquias precisa ter uma causa com a qual as pessoas se identifiquem, ter atuação consolidada em determinada localidade e ser acessível aos dispositivos móveis, como smartphones e tablets. A recomendação é do consultor Fred Alecrim, que ministrou a palestra de abertura do Encontro de Negócios de Franquias do Rio Grande do Norte, que começou ontem e será encerrado hoje, no Teatro Riachuelo, do Midway Mall. A programação inclui palestras e Rodadas de Negócios.

Alecrim falou sobre as oportunidades de negócios no setor. Segundo ele, os ramos de saúde e qualidade de vida, alimentação rápida ou executiva, aulas de reforço, diaristas e acompanhantes estão em alta.

Na abertura do evento, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Sílvio Bezerra, ressaltou a necessidade de a classe empresarial do estado despertar para o filão de transformar o negócio em uma marca de franquia. “Temos grandes empresários com potencial para ser franqueadores. E esse encontro é uma oportunidade para saber mais antes de investir nesse sistema”.

Bezerra, que também é presidente do clube de futebol ABC, anunciou que o time está entrando no sistema de franquias para abertura de lojas e vendas de produtos com a marca do clube.

O diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, destacou a relevância do segmento de franquias para economia brasileira. A previsão da Associação Brasileira de Franchising (ABF) é de que os negócios de franquia movimentem algo próximo a R$ 120 bilhões neste ano no País. “É uma área de grandes oportunidades e o Rio Grande do Norte é o estado com o menor número de franqueadores. São quatro ou cinco”, disse Melo.

A segunda palestra do dia tratou do tema ‘Conhecendo Franchising’, ministrada pela representante da ABF, Edna dos Anjos, que explicou vários aspectos jurídicos e como funciona todo o sistema de franquias. “É preciso saber como é o relacionamento do franqueador com o franqueado. E a melhor forma é conversar com outros integrantes da rede. Isso pode garantir o sucesso do negócio”.

O encontro é promovido pelo Sebrae/RN com patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil.