quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Eventos abragem obras de de James Joyce e Saramago

- Publicidade -

A literatura e a cultura irlandesas inspiram a 32ª edição do Bloomsday Natal, que começa nesta quarta (13) e irá até sexta-feira com programação no auditório ‘D’ do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFRN. O evento é gratuito e as inscrições são feitas no local a partir da assinatura na lista de presença.

Dia D revisita a obra escrita pelo irlandês James Joyce
     
Dia D revisita a obra escrita pelo irlandês James Joyce

Realizado desde 1986 em Natal, o Bloomsday, inicialmente voltado para a obra do escritor irlandês James Joyce, passou a abranger outros temas da cultura britânica.

A programação, aberta às 9h30, terá o professor John Corbett da Universidade de São Paulo (USP), como ministrante da conferência de abertura, intitulada “Intercultural correspondences: mapping an international literary community”. Terá ainda participação dos alunos da graduação em Inglês do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas (DLLEM) e da pós-graduação em estudos da Linguagem, além dos professores bolsistas do Instituto Ágora.

Na quinta-feira, às 9h, terá apresentação de alunos da Graduação Inglês/DLLEM, sob a coordenação do professor Bruce Stewart (UFRN). Às 14h, no auditório 3 do Ágora, terá apresentação de orientandos do PPGEL, sob coordenação dos professores Ana Graça Canan e Marcelo da Silva Amorim (UFRN). Na sexta, o auditório do CCHLA receberá a palestra “Teaching Culture: Activating the 5 Cs in the Language Classroom”, por John Corbett (USP) e Bruno Ferreira de Lima (IFRN). O evento é anualmente organizado por pesquisadores integrantes do Grupo de Pesquisa em Estudos Irlandeses/CNPq e esse ano conta com parceria da Associação de Professores de Língua Inglesa.

O Bloomsday é  comemorado no 16 de junho, dia instituído em 1954 na Irlanda para homenagear o personagem Leopold Bloom, protagonista do romance “Ulisses”, de James Joyce. Em todo o mundo, é o único dia dedicado ao personagem de um livro.

Saramago no CCHLA
A literatura portuguesa também será celebrada com o I Colóquio de Estudos Saramaguianos, realizado de quarta à sexta no auditório B do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da UFRN. O encontro é fruto da parceria do departamento com o Grupo de Estudos sobre o Romance do Departamento de Linguagens e Ciências Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

A conferência de abertura será realizada às 19h, e conta com a presença da pesquisadora Teresa Cristina Cerdeira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Toulose II. O encontro tem como objetivo a celebração da obra do escritor português José Saramago que, em 2018, completa 20 anos de recebimento do Prêmio Nobel de Literatura. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail ‘coloquiosaramaguianos @gmail.com’, bastando informar nome completo e CPF.

Serviço:
32º Bloomsday Natal. De quarta à sexta, às 9h, no auditório D do CCHLA, UFRN. Acesso gratuito.

1º Colóquio de Estudos Saramaguianos. De quarta à sexta no auditório B do CCHLA, UFRN.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas