Uma marca forte do Casarão foi a instauração anual da comemoração do dia da poesia na cidade de Currais Novos, festejo até então, inexistente, de acordo com a atual presidenta e poeta Luma Carvalho. “Acabou virando uma marca nossa, é algo permanente. Antes do Casarão, pelo menos que eu me lembre, na minha infância e adolescência, nenhuma instituição parava para comemorar em nível de município o dia da poesia. Já realizamos nove edições, sempre tentando homenagear algum poeta ou alguma causa”.
No último 14 de Março, eles dia da poesia deste ano, por exemplo, a programação acontecerá na escola Ester Galvão, voltada exclusivamente aos pequenos. A ideia é fazer uma exposição itinerante e oficinas de desenho com os poemas ilustrados da Dona Cotinha, personagem criado por Luma Carvalho que em breve vai virar um livro.
É comum o grupo promover eventos diferentes para marcar algumas datas importantes. Já foram realizados shows/tributos a Raul Seixas, Belchior, Caetano Veloso, Pink Floyd, Beatles, entre outros nomes. Ora em ‘pockets shows’, ora em grandes eventos, a ideia é propiciar uma alternativa musical do que chega na Terra da Xelita.
De todas as atividades promovidas pelos integrantes, uma em especial orgulha os membros e amigos do Casarão. O projeto “Currais Novos Bonita”, veiculado em abril de 2014, reuniu os participantes para uma releitura do hino da cidade. A ideia, inovadora, como explica Iara Carvalho, contou com a participação de músicos e artistas locais, que em diversos pontos turísticos da cidade, entoaram a letra do professor Antônio Quintino Filho com melodia do Maestro Francisco das Chagas Bezerra.
“O projeto foi muito gratificante e ajudou a colocar o hino na mente e na boca das pessoas, porque ele era pouco conhecido. Após a repercussão, isso ajudou as crianças das escolas a aprenderem o hino de uma forma lúdica, diversificada, já que nós incluímos a ciranda, que é um ritmo que foi trazido pelos colonizadores de Currais Novos […] o rap também que está presente no hino. ” comenta Wescley Gama, enaltecendo as quase 28 mil visualizações da produção no Youtube.