Eventos são a "salvação"

Publicação: 2011-09-23 00:00:00
O Natal Convention & Visitors Bureau, uma das entidades mais comprometidas do turismo potiguar, confirma mais dois eventos para a cidade: 25º Congresso Brasileiro de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e 2º Congresso Norte-Nordeste de Saúde Pública. 
O presidente do Natal CVB, George Costa, lembra que o número de eventos captados em 2011 já supera em quase 10% o ano anterior. Segundo ele, o segmento do Turismo de Eventos e Negócios atravessa bom momento em Natal.
O Congresso Norte-Nordeste de Saúde Pública será nos dias 8 e 9 de março de 2012, no Praiamar Natal Hotel & Convention, para um público de aproximadamente 750 participantes. Já o 25º Congresso Brasileiro de Cirurgia de Cabeça e Pescoço acontecerá em Natal em 2015 e reunirá cerca de mil participantes.

Reconhecimento nacional
Adalva Rodrigues, proprietária e chef do restaurante Paçoca de Pilão, de Pirangi, ganhou mais uma vez o Prêmio Guia Quatro Rodas - Brasil 2012, que homenageia os melhores estabelecimentos do ano no turismo nacional. A entrega da placa será na próxima segunda-feira (26) no Citibank Hall, em São Paulo.

Ação
Coordenadora de Promoção Internacional da Emprotur, Gina Robinson representou o Rio Grande do Norte esta semana na feira Top Resa, em Paris. A próxima ação de marketing internacional do RN será na WTM, em novembro, em Londres.
 
Carnatal
A empresa organizadora e o próprio destino da micareta são determinantes para o sucesso do evento. O percurso do Carnatal diminui, mas a festa continua grande. A ocupação média da hotelaria de Natal no período da festa beira os 90%.

bate-papo: Arethusa Guerra » diretora da Thas Turismo (agência de viagem especializada em turismo GLS)

O mercado de Natal estava carente de uma agência de viagem especializada em turismo GLS?
É fato, o mercado está carente. As agências atendem a todos, de forma generalizada. Aqui em Natal ainda não existia uma consultoria especializada, voltada totalmente para o segmento, até porque ainda existe o preconceito por medo do rótulo. Abrimos a Thas Turismo como Heterofriendly. Ou seja: uma agência do segmento GLS que atende a todos os perfis. Em nosso site www.thasturismo.com.br dispomos de roteiros exclusivos para o segmento GLS e também estamos com cruzeiros e a festa em Sauípe, a Hell & Heaven.

Você fez algum curso de especialização para atender esse nicho de mercado?
Já temos (eu e meu marido, Sandro) vivência na hotelaria, o que nos ajudou muito a entender o segmento, já que existem diferenças no gosto dos gays e lésbicas. No caso, nos associamos à Abrat-GLS, em São Paulo. No mês passado fomos a uma capacitação oferecida pelo São Paulo Convention. Atendemos na agência com muita discrição e naturalidade. Temos muitos amigos homossexuais, o que tem nos ajudado muito.

Quantos turistas GLS com potencial para viajar, o Brasil tem atualmente?
Ainda não existe uma pesquisa concreta, realista, com margem segura. Nem mesmo em São Paulo conseguiram ainda, já que pouco a pouco as pessoas estão se assumindo. Porém, estima-se que 10% da população mundial seja de homossexual. O Brasil está crescendo muito no segmento GLS. Algumas cidades estão muito à frente de Natal, em busca dos turistas que compõem o mercado Pink Money. Temos como exemplo Recife, que  agora em 2011 participou da convenção global da Associação Internacional de Turismo GLS (IGLTA)  que aconteceu em Fort Lauderdale (USA). Nessa convenção, escolheram Florianópolis a próxima sede a cidade. O evento deverá acontecer em meados de 2012 e a estimativa gira em torno de mais de 400 participantes internacionais. Espera-se  que, a partir desta ação, a cidade e outros destinos do Brasil se tornem preferenciais para o público GLS internacional.

O preconceito no turismo em relação ao segmento GLS ainda existe?
Ainda existe preconceito sim, principalmente no Nordeste. Precisamos nos conscientizar que o turismo GLS não é apenas um  mercado em expansão e sim um caminho para que nos aceitemos como somos, com virtudes e defeitos, sem  preconceito de religião, raça, opção sexual e time de futebol.

Hotel festeiro
O Hotel Thermas, de Mossoró, mantém um bom aproveitamento de sua ampla área de lazer. São shows (musicais e humorísticos), festas temáticas e eventos diversos, que vão de baladas infantis e bailes da Melhor Idade. Amanhã mesmo o hotel promove a Festa da Liberdade, com o cantor e compositor norte-riograndense Leno.

João Pessoa
Com estande na área institucional, o Rio Grande do Norte participa hoje e amanhã do Festival do Turismo de João Pessoa. Vários agentes de viagem de Natal estarão no evento, a convite da International Tours. A capital paraibana, muito charmosa e aconchegante, terá uma boa vitrine. A cidade precisa ser mais valorizada pela indústria turística.

Dica
Samantha Gomes, do setor de Vendas do D Beach Resort, promoveu o hotel no mercado de Belém, na semana passada. Ela aposta que o paraense pode ser um turista em potencial para o Rio Grande do Norte, desde que haja trabalho promocional e melhor oferta de voos para Natal. Segundo Samantha, o paraense já “cansou" de Fortaleza.