quarta-feira, 24 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Ex-alunos de Aguinaldo Silva reivindicam coautoria

- Publicidade -

Adriana Del Ré
AE

A polêmica em torno da autoria da próxima novela das 9 da Globo, O Sétimo Guardião, voltou à tona com uma carta aberta, assinada por ex-alunos de uma masterclass ministrada pelo autor Aguinaldo Silva em 2015.

Assinaram o texto enviado ontem à imprensa Ariela Massotti, Danilo Castro, Ryllberth Ribeiro, Valtair Barbosa, Washington Duque e Weber Lasaro Oliveira. “A sinopse foi criada por um grupo de 26 roteiristas que, durante 15 dias, se dedicaram a desenvolver uma história, com trama principal e tramas secundárias, mais de 50 personagens e o primeiro capítulo da referida novela a partir de uma ideia original nascida em uma primeira reunião de trabalho, da qual participaram todos os alunos do curso”, afirmam eles na carta. “Aguinaldo Silva havia comprovadamente anunciado que, caso a sinopse fosse produzida por uma emissora de TV e virasse uma novela, os direitos seriam devidamente reconhecidos em favor dos coautores e os valores monetários provenientes seriam repartidos de forma equitativa entre os mesmos. Não faltam provas de tais alegações”, continuam os ex-alunos, em outro trecho do texto.

Desde o ano passado, o folhetim está envolvido nesse imbróglio relacionado à autoria. Sobre o caso, o autor Aguinaldo Silva falou com o jornal O Estado de S. Paulo em entrevista publicada no Caderno 2 na edição de domingo, 14.

“Na verdade, ninguém reivindicou. O que houve foi uma sequência de idas de algumas pessoas que nunca foram identificadas ao que eu chamo de baixa mídia, que são os pequenos blogs e sites, mas nunca apareceu ninguém que protestasse oficialmente”, disse Aguinaldo. Ao que ele foi perguntado: a não ser o ex-aluno Silvio Cerceau? “Pois é, e eu que estou processando ele, porque ele assinou um contrato que tinha uma cláusula de confiabilidade Mas esse caso está na Justiça e nem posso falar sobre isso”, respondeu o autor. Aguinaldo confirmou que, nessa master, tinham elementos desse universo do Sétimo Guardião, porque era uma novela que ele pretendia fazer. “Então, fomos falando sobre isso ao longo da master, partindo de mim para eles, o tempo inteiro. A teoria, eu passo na prática, eu incentivo os alunos a desenvolver certos temas que eu coloco. O desenvolvimento deles é ou não aprovado por mim”, disse o novelista.

À reportagem, depois da publicação da entrevista, Silvio Cerceau disse: “Aguinaldo Silva alega que está me processando por quebra de um termo confidencialidade, porém isso não procede, não existe no teor do processo qualquer menção a essa quebra que nunca ocorreu. Ele se antecipou a mim e abriu um processo irreal pedindo anulação do contrato que assinou comigo, alegando que fizemos apenas exercícios de novelas antigas e alega que duas personagens criadas pelo grupo foram retiradas da trama. Nada disso procede, isso é apenas uma manobra para enganar o público e a mídia, para fazer da mentira que ele inventou verdade.

Antes, somente eu reivindicava a coautoria, mas agora o cenário. Todas as provas que sou coautor da sinopse e primeiro capítulo da telenovela O Sétimo Guardião estão anexadas no processo que já tem mais de 700 páginas e não está em segredo de justiça no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro”.

Cerceau afirmou ainda estar indignado com a Globo. “A Rede Globo através do seu jurídico tem conhecimento de tudo e são omissos”, disse ele. Procurada, a assessoria de Aguinaldo avisou que tomaria conhecimento do conteúdo da carta aberta e que depois retornaria à reportagem, mas não foi localizada até o fechamento desta edição. Em nota, a Comunicação da emissora afirmou: “A Globo não faz parte da ação judicial mencionada e não comenta casos pendentes de avaliação do judiciário”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas