quinta-feira, 28 de março, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Ex-mulher de Gilmar vai para Itaipu

- Publicidade -

Brasília (AE) – O presidente Michel Temer nomeou a advogada Samantha Ribeiro Meyer, ex-mulher do ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, para o Conselho da Itaipu Binacional. A nomeação foi publicada, ontem, no Diário Oficial da União.

Em maio, Samantha assinou parecer usado pela defesa do presidente na ação movida pelo PSDB que pediu a cassação da chama Dilma-Temer – o TSE, presidido por Gilmar Mendes, rejeitou a cassação.

Samantha, que se divorciou de Gilmar há 12 anos, afirmou em nota que sua indicação para o cargo de conselheira é “técnica, tendo em vista suas qualificações profissionais.” Na nova função, ela receberá R$ 25 mil por mês e terá mandato até 2020.

Doutora em direito pela PUC e professora universitária, Samantha é membro do Conselho Superior de Direito da Fecomércio-SP e titular da cadeira 77 da Academia Paulista de Letras Jurídicas (APLJ).

Assunto
Em Washington, Gilmar disse que não teve nenhuma influência na nomeação de sua ex-mulher para o cargo de conselheira da hidrelétrica. “Imagina. Eu não cuido nem de filhos, quanto mais de ex-mulher. Até me ofende isso. Imagina”, respondeu o ministro quando questionado sobre o assunto na capital dos Estados Unidos, onde cumpre programação oficial desde segunda-feira.

Procurada, a Itaipu afirmou que a nomeação é uma prerrogativa da Presidência da República e que a binacional não faria qualquer comentário a respeito.

Michel Temer nomeou também o engenheiro agrônomo Newton Luiz Kaminski para o cargo de diretor de Coordenação de Itaipu, de acordo com decreto publicado no Diário Oficial. Atual superintendente de Obras e Desenvolvimento da estatal, Kaminski entrará no lugar de Hélio Gilberto Amaral, que foi exonerado, a pedido. Amaral havia assumido o cargo em junho.

Outro conselheiro apontado foi o advogado Frederico Matos de Oliveira, que atua como diretor do Departamento de Articulação com os Estados e o Distrito Federal da Subchefia de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo da Presidência da República

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas