quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Ex-presidente eleva o tom do enfrentamento

- Publicidade -

Porto Alegre e São Paulo (AE) – Na véspera de seu julgamento pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o mercado, a imprensa, os adversários, o governo Michel Temer e fez um discurso de enfrentamento. Em um ato com militantes do PT e de movimentos sociais, em Porto Alegre, Lula adotou tom de comício e pediu mais reação em sua defesa. O discurso do ex-presidente vai ao encontro da estratégia do PT de intensificar o embate político caso sua condenação seja confirmada.

“Penso que eles estão destruindo e nós não estamos reagindo com a força que deveríamos”, disse Lula, que foi condenado por Sérgio Moro, da Lava Jato, a 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá (SP). “Toda vez que a gente fica com medo os adversários crescem”, afirmou o ex-presidente, que viajou nesta terça-feira, 23, a Porto Alegre em voo fretado e deveria voltar ainda à noite a São Paulo para acompanhar seu julgamento no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo.

Lula, que pretende mais uma vez disputar o Palácio do Planalto, mas pode ficar inelegível a depender do resultado do julgamento, atacou o mercado, com quem havia se conciliado na eleição de 2002. Ele disse que o mercado “tem medo” de sua candidatura. “Eu não sei se é medo do Lula voltar em 2018. Se for medo, é bom. O mercado tem medo do Lula, mas eu não preciso do mercado, eu preciso de empreendedores, de empresas produtivas, de agricultores familiares”, declarou.

Ao misturar defesa política e jurídica, o ex-presidente disse que vai “continuar a fazer” o que está “fazendo”. “Qualquer que seja o resultado, vou continuar lutando para que as pessoas tenham mais respeito e dignidade”, completou o ex-presidente diante de militantes na Esquina Democrática, no centro histórico da capital gaúcha.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas