quarta-feira, 24 de abril, 2024
27.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Exercícios físicos nas empresas: prevenção de patologias

- Publicidade -

«POSTURA E SAÚDE»Alini Brito – Fisioterapeuta e Educadora Física – Dúvidas no site www.itcvertebral.com.br

Impossível falar em saúde no ambiente de trabalho sem mencionar a Ginástica Laboral. Essa também conhecida como fisioterapia do Trabalho desenvolve ações voltadas para a promoção, prevenção e manutenção da saúde do trabalhador. A presença do profissional da fisioterapia no ambiente empresarial propicia a integração harmônica entre as condições físicas e emocionais do trabalhador e a demanda da empresa no sentido de ter profissionais atuantes.

A ginástica laboral começou a ser compreendida como um grande instrumento na melhoria da saúde física do trabalhador, reduzindo e prevenindo problemas ocupacionais, através de exercícios específicos que são realizados no próprio local de trabalho.
O programa de ginástica laboral consiste em práticas diárias elaboradas a partir da atividade profissional exercida.

A ginástica laboral é programada para ser realizada no próprio posto de trabalho, sem com que haja a locomoção dos colaboradores para um outro espaço físico e interferência na produção. Hoje em dia a ginástica laboral também vem sendo aplicada como inserção educativa em palestras e eventos para que o participante se sinta preparado para receber e absorver informações que lhes são transmitidas.

Em empresas nos mais diversos portes e ramos de atividade, a ginástica laboral é realizada em setores administrativos e linha de produção com a própria roupa ou uniforme de trabalho, já que não provoca sudorese e cansaço físico excessivo, por ser de baixa intensidade.

São sessões de exercícios físicos educativos de alongamento, respiração, reeducação postural, controle corporal, percepção corporal, fortalecimento das estruturas não trabalhadas e compensação dos grupos musculares envolvidos nas tarefas operacionais, respeitando o limite fisiológico e vestimenta de cada colaborador. Sendo, orientada ou supervisionada por um Profissional de Fisioterapia e Educação Física.

A duração ideal das sessões variam de 10 a 15 minutos diários para se ter um resultado significante na musculatura ( flexibilidade e força ).

Objetivos da ginástica laboral
– Reduzir custos da empresa em relação à assistência médica e afastamentos por LER/DORT.
– Melhorar a qualidade da prestação de serviço dos funcionários através da melhor disposição e satisfação destes.
Com a ginástica laboral você estará garantindo benefícios tanto para seus colaboradores, como para sua própria empresa! Confira abaixo também algumas definições de atividades físicas que são aplicadas.

Benefícios para os colaboradores:
Aumento do ânimo, disposição e concentração para executar suas atividades diárias;
Correção de vícios posturais;
Estímulo a boas práticas de saúde e a uma vida mais ativa;
Maior integração no ambiente de trabalho;
Melhora a flexibilidade e mobilidade articular.

Benefícios para a empresa:
Diminui os índices de acidentes de trabalho e absenteísmo;
Estimula o trabalho em equipe;
Melhora na produtividade;
Preveni a fadiga muscular e lesões ocupacionais.

E os resultados da Fisioterapia do Trabalho beneficia não só o trabalhador e a empresa, como também o cliente, que fica satisfeito ao ser atendido por um profissional disposto e motivado.

A Ginástica Laboral vem conquistando cada vez mais adeptos. Esse sucesso pode ser medido através de uma pesquisa que a Equilíbrio Total realizou junto a um cliente do segmento bancário em março de 2010. Confira abaixo algumas conclusões:
85% disseram se sentir mais dispostos após a ginástica laboral;
75% disseram melhorar a integração da equipe de trabalho;
89% disseram melhorar as dores nas costas, cabeça e nos ombros.

Conhecimento
O fisioterapeuta do trabalho deve ter o máximo de conhecimento no ramo de atividade em que atua, da realidade e cultura da empresa em que está inserido. E deve aliar, ainda, os conhecimentos específicos em prevenção, ergonomia, biomecânica, qualidade de vida, normas regulamentadoras, dentre outros.

Resultados
O resultado do trabalho pode ser visto pelo baixo índice de afastamento ou doenças ocupacionais. Além disso, o trabalho do fisioterapeuta extrapola o âmbito organizacional, uma vez que as orientações posturais abrangem também as atividades que ele desenvolve em casa, por exemplo, forma de dormir, sentar-se, mudar móveis de lugar, carregar mochila, escolha de colchão, etc.
Para mais informações: [email protected].

Importante
Incentivo Fiscal para Empresas com Ginástica Laboral

Através da Lei do Desporto n° 11.438, que depois foi atualizada pela Lei n° 11.472, o Governo oferece incentivos fiscais para empresas e pessoas físicas. Pessoas jurídicas podem deduzir até 1% do imposto de renda e pessoas físicas até 6%.

Art. 1°: A partir do ano-calendário de 2007 e até o ano-calendário de 2015, inclusive, poderão ser deduzidos do imposto de renda devido, apurado na Declaração de Ajuste Anual pelas pessoas físicas ou em cada período de apuração, trimestral ou anual, pela pessoa jurídica tributada com base no lucro real os valores despendidos a título de patrocínio ou doação, no apoio direto a projetos desportivos e paradesportivos previamente aprovados pelo Ministério do Esporte.

Essa é uma excelente iniciativa do Governo que vêm demonstrando grande interesse em incentivar a Responsabilidade Social dentro das empresas.

Quando as empresas investem na Qualidade de Vida de seus funcionários ela está investindo nos cidadãos brasileiros.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas