quarta-feira, 24 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Exército ocupa Beirute em golpe de força de Lahoud

- Publicidade -

ORIENTE MÉDIO - Tropas do exército libanês passaram a patrulhar as ruas de Beirute

Beirute – O presidente Emile Lahoud declarou, ontem, estado  de emergência no Líbano e ordenou que o exército controle a situação, menos  de quatro horas antes do fim de seu mandato. Lahoud afirmou que o Líbano está  sob “estado de emergência.” O anúncio imediatamente levantou mais questões sobre a crise política libanesa. 

O presidente não pode declarar estado de emergência sem a aprovação do governo,  mas o porta-voz de Lahoud disse que o governo do primeiro-ministro Fuad Saniora  é considerado inconstitucional. “O presidente da República do Líbano declarou o estado de emergência porque  temos uma situação de emergência em todo o país,” disse o porta-voz presidencial,  Rafik Shalala. “O exército recebeu ordens para preservar a segurança em todo  o território libanês e colocar todas as suas forças sob a disposição do presidente.”

O comunicado instruiu o exército a “se submeter às medidas recebidas do gabinete,  uma vez que existe um gabinete que é constitucional,” ele disse. Não houve nenhuma reação ainda do governo de Saniora, cujo gabinete estava reunido  enquanto o presidente decretou o estado de emergência, no palácio presidencial  no subúrbio de Baabda, em Beirute.

A decisão de Lahoud foi anunciada logo após a sessão do Parlamento do Líbano na qual os deputados  deveriam eleger um novo presidente para o país ter sido adiada até 30 de novembro  porque não houve quórum para o início da sessão. A oposição xiita (pró-Síria) boicotou a última oportunidade  constitucional para a eleição indireta do novo presidente do Líbano, que estava  marcada para as 13h locais (9h pelo horário brasileiro de verão

O presidente do Parlamento, o xiita Nabih Berri, anunciou o adiamento da sessão  por uma semana, até 30 de novembro, para que as facções políticas rivais do  Líbano “tenham mais tempo para realizar novas consultas e chegar a um consenso  para a eleição do presidente” do país. A decisão de Berri, que pertence à oposição xiita, foi anunciada depois de 30  minutos de espera pela formação do quórum mínimo necessário para a eleição de  um presidente (dois terços). Berri anunciou o adiamento da votação depois de  consultar líderes da maioria (pró-Ocidente).

A situação cria um vácuo de poder potencialmente explosivo, apesar de líderes  nos dois lados afirmarem que estão se esforçando para impedir que a situação  se deteriore ainda mais.

Cenário de guerra civil

Enquanto tanques tomavam as ruas de Beirute e teorias da  conspiração – um dos passatempos preferidos dos libaneses em momentos de tensão  – dominavam as conversas na cidade, parte da população começava a tomar algumas  medidas similares aos tempos da guerra civil (1975-90), enquanto outros ignoravam  os tanques e os soldados que estão espalhados pelas esquinas da capital do país  desde o início desta semana. 

Em um restaurante, uma analista política libanesa afirmava temer combates  nas ruas no fim de semana. Sua amiga foi embora dizendo que queria estocar leite  para os seus filhos. Uma libanesa-americana filha de um rico empresário xiita  estava proibida pelo pai de sair de casa a partir da noite de quinta-feira. 

Alunos da Universidade Americana de Beirute faltaram à aula para acompanhar  pela TV o que ocorria no Parlamento durante a tarde. E a principal casa de shows  fecharia as portas na noite de ontem, cancelando o programa de parte da elite  libanesa. Ao mesmo tempo, contrastando com a insegurança de alguns, em Ashrafyeh,  uma área cristã, pessoas ainda lotavam restaurantes e o shopping  estava com as lojas abertas. Casais tomavam café e havia fila para o cinema.  Na rua Monot, uma das mais badaladas de Beirute, alguns bares abriram as portas. 

Em muitos países, os tanques espalhados pelas ruas podem parecer algo estranho,  mas os libaneses estão acostumados a este cenário. Durante a guerra civil, havia  placas de trânsito indicando as vias pelas quais tanques e blindados podiam  circular. A maior parte dos militares estava posicionada nos principais  cruzamentos da cidade, na linha-verde, que separa a parte ocidental (muçulmana  sunita) da oriental (cristã) de Beirute. As forças de segurança também se postaram  diante dos ministérios a partir da noite de quinta.

A segurança era maior no centro reconstruído, onde se localiza o Parlamento.  A região, destruída durante a guerra civil, foi reconstruída pelo ex-premiê  Rafik Hariri, morto em atentado em 2005. Até novembro do ano passado, era uma  das áreas mais movimentadas de Beirute, sendo freqüentada por pessoas de todas  as religiões. Porém, há um ano, membros da oposição liderada pelo Hezbollah  e pelo líder cristão Michel Aoun acamparam em volta do centro, que também é  conhecido como Solidere, reduzindo o número de visitantes. Muitas lojas e restaurantes  fecharam nos últimos meses.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas