domingo, 5 de maio, 2024
25.1 C
Natal
domingo, 5 de maio, 2024

Exigência de embaladores existe desde 2012

- Publicidade -

A discussão sobre embaladores nos caixas de compra em supermercados não é novidade. Em 2012 foi implementada a Lei Municipal 209 que todo supermercado com seis caixas ou mais devem, obrigatoriamente, ter embaladores dispostos em todos os caixas de compra, salvo os caixas rápidos. A medida visa tirar a sobrecarga do atendente e agilizar o atendimento.

A sobrecarga de trabalho neste setor dos supermercados colabora para a ocorrência de doenças e acidentes. Segundo Ileana Neiva, um estudo feito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em redes de supermercados, houve a constatação de que, por semana, cada atendente de caixa lida com seis toneladas de produtos. O número dobra caso o mesmo profissional se direcione ao ensacamento dos objetos.

Os supermercados não concordam com a lei. De acordo com a Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte (Assurn), a lei municipal em questão é bastante difícil de ser cumprida, uma vez que o número de embaladores necessário em cada estabelecimento depende da demanda.

Em setembro deste ano, o juiz Cícero Martins de Macedo Filho, da 4ª Vara da Fazenda Pública de Natal, negou liminar requerida pelo Pão de Açúcar contra a obrigação  de manterem embaladores em suas lojas. Na análise do magistrado, não houve na ação direito líquido e certo que justifique a liminar.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas