quinta-feira, 28 de março, 2024
27.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Expectativas renovadas

- Publicidade -
Luiz Antônio Felipe

O IBGE revelou ontem que a   evolução do mercado de trabalho e avanço do crédito puxaram o varejo, segundo  a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC). A venda do varejo, de 1%, tem o melhor julho desde 2013, com os supermercados liderando a alta nas vendas. Puxou o Ibovespa e os juros pra cima, em boa parte do dia e contribuiu para a queda do dólar. No mercado internacional os preços do petróleo caíram e, com isso, a Opep reforça a proposta de novo corte diante da demanda fraca. É a globalização econômica mundial em pleno funcionamento.   

Ampliado
O varejo ampliado segue crescendo (abrange os segmentos veículos, motos e peças; material para construção e o varejo restrito. Mesmo assim, as vendas do varejo estão 5,3% abaixo do pico visto em outubro de 2014.

Cartão (I)
Cerca de 20% dos brasileiros utilizaram o cheque especial no último ano recorrendo ao limite extra todos os meses, aponta pesquisa CNDL/SPC Brasil.   A maioria não fez pedido de forma espontânea e 25% usaram dinheiro para pagar contas ou lidar com imprevistos. Grande parte dos empréstimos pessoais ainda é feito em bancos tradicionais e 52% consideram juros abusivos

Cartão (II)
Cuidado com a anuidade do cartão de crédito. Em muitos casos chega a supera a inflação. Mesmo com a popularização de fintechs e de bancos digitais, a tarifa cobrada pelas administradoras e bancos para usar o produto aumentou. O número de cartões de crédito cresceu 16% em 2018. O uso descontrolado leva a pessoa a entrar em dificuldades.

Concessão
O governo pretende atingir 25 mil  Km de rodovias sob concessão até 2022. A concessão da BR 364/365 tem leilão marcado para 27 de setembro, e o da BR 101, em Santa Catarina, terá o processo apreciado pelo TCU. Decreto sobre arbitragem de conflitos será publicado em breve e ajudará na redução da judicialização dos contratos.
Aplicações sem ganhos
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse ontem que o Federal Reserve (o Banco Central de lá) deveria reduzir as taxas de juros dos EUA para “zero ou menos” para ajudar a “refinanciar nossa dívida” com custos de juros mais baixos e um prazo mais longo e culpou o chairman do banco central dos EUA por perder “uma oportunidade única na vida”. “Os EUA sempre deveriam pagar a taxa mais baixa. Sem inflação! É uma pressão e uma interferência política na economia, afirmam os analistas.
Debate
Termina hoje, na UFRN, no II Encontro Estadual de Comitês de Bacia Hidrográfica (ECOB RN). Os principais serão a área costeira, manguezais, desertificação, mudanças climáticas e a caatinga.
Carestia
O Indicador Ipea mostra que a inflação continua maior para famílias com menor renda. Em agosto, a inflação dos mais pobres foi de 0,12%, contra 0,08% das famílias de maior poder aquisitivo. No acumulado do ano, ou seja, de janeiro a agosto deste ano, a inflação das famílias de menor renda (2,73%).

Moagem

As usinas de cana de açúcar do Nordeste, no RN também, iniciaram a moagem da safra 2019/2020, com boa perspectiva de produção por conta das chuvas do primeiro semestre. Com a importação do etanol do milho e sem imposto, principalmente dos Estados Unidos, a opção é fazer mais açúcar.

Plano

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Norte – CAU/RN promove hoje, às 16h, o projeto “Café com Arquiteto”, na sede do Conselho, com o tema Plano Diretor. O encontro vai discutir o papel dos arquitetos no atual processo de Revisão do Plano, e motivar os profissionais para que compartilhem seus pontos de vista sobre a cidade que queremos.

Código

A empresa potiguar JMT Service forma colaboradores no novo Código de Conduta da empresa. A equipe de coordenadores e funcionários passa por uma atualização para que as informações sejam compartilhadas para os cerca de oito mil funcionários. Serão realizadas diferentes formações, que foram iniciadas com os servidores que operam na sede.

Tecnologia

Os varejistas que desejam expandir suas operações para outros países têm agora à disposição o PayU Hub, solução de cross-border da PayU, provedora global de serviços de pagamento online. Com a nova ferramenta é possível operar com transações em moeda local em uma única conexão sistêmica. 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas