Cookie Consent
Artigos
Experimente a paz
Publicado: 00:00:00 - 06/07/2022 Atualizado: 22:05:29 - 05/07/2022
Carlos Alberto Josuá Costa
Engenheiro Civil, escritor e membro da Academia Macaibense de Letras

Parabéns amigo! Deus te dê muita saúde! Com essa saudação, cumprimentei o aniversariante pelo qual tenho grande admiração e gratidão.
 
Qual não foi a minha reação ao receber como resposta: "Troco a saúde pela paz espiritual". Não que a paz espiritual não seja uma aspiração de muitos, mas que a resposta padrão sempre é um "muito obrigado" estendido às vezes com o complemento: "tendo saúde tudo se resolve".

Refletindo, rebusquei no tempo, a vida que o amigo construíra e que, sabedor da sua luta como pai e avô, viúvo, saúde fragilizada, orçamento apertado e ainda em alerta diuturnamente por conflito familiar, certamente é compreensível que a paz espiritual fosse prioritária.

O que é ter paz espiritual?

A paz é geralmente um estado de calma e estabilidade emocional, uma ausência de perturbações que transcende o nosso entendimento. Porém, no mundo atual, não a encontraremos assim tão disponível, mas podemos insistir intimamente em neutralizar as interferências negativas que afetam a base do nosso bem estar.

Ter consciência dos momentos difíceis aos quais estamos sujeitos, processando e filtrando as informações recebidas do nosso exterior, ajuda-nos a lidar melhor com a segurança emocional.

Separar o que é real do que não é, mesmo sabendo do caos imposto pelos sucessivos cenários políticos e econômicos mundiais, é necessário para não sucumbirmos emocionalmente. 

Conhecer os nossos limites para enfrentarmos o medo pelo qual somos tomados exige que apliquemos a experiência já adquirida para enfrentarmos os problemas diários. E isso passa pela valorização positiva dos pequenos fatos e das simples coisas que nos restauram emocionalmente. 

Compartilhar com as pessoas de nossa confiança os sentimentos que nos sufocam, mesmo superficialmente, ajuda-nos no convívio com aqueles que participam conosco na família ou em qualquer outro ambiente a nos sentirmos úteis e animado a prosseguir na nossa missão, em paz.

É importante ter o cuidado em não soltar a mão de Deus, pois Ele está no controle de todas as coisas que geram a paz espiritual. 
Em João 14:27 está dito: “Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo”.

Portanto, agora entendo muito bem quando meu amigo disse: "Troco a saúde pela paz espiritual".

Experimente a paz.

Aqui para nós, o somatório de 'Saúde e Paz Espiritual' faz um bem sem igual.

* Artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte