sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Experimento brasileiro é aprovado pelos russos

- Publicidade -

COSMO - Missão Centenário parte para o espaço em março

São José dos Campos (AE) – Os oito experimentos, dos nove previstos para serem levados ao espaço pelo astronauta brasileiro Marcos César Pontes, foram aprovados ontem pela Agência Espacial Russa (Roscosmos). Depois de passarem por três etapas de testes de laboratório, os experimentos foram apresentados no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos. A próxima fase de testes ocorrerá na Rússia, antes da viagem, prevista para o dia 30 de março na Missão Centenário, como está sendo chamada em homenagem aos 100 anos do primeiro vôo realizado por Santos Dumont.

De acordo com o gerente da missão, Raimundo Mussi, os testes visaram principalmente avaliar os padrões elétricos e mecânicos de cada experimento, sempre levando em conta a questão da segurança. Ele também explicou porque um dos experimentos, preparado por um pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco, que deveria ser o nono a ser levado ao espaço, foi descartado.

“Ele não foi reprovado, mas teve problema com o forno de alta temperatura, que teve de ser substituído por um microforno, reprovado nos testes”, afirmou. Uma série de alternativas foram estudadas, mas não houve tempo hábil para substituir o forno. “Se tivéssemos um ano a mais, isso seria possível”, disse Mussi.

Dos experimentos aprovados, dois foram preparados por alunos e professores da rede pública municipal, de São José dos Campos, que foram convidados em dezembro pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e assumiram o desafio de entregá-los a tempo de serem testados. Um deles levará ao espaço sementes de feijão, cujo ciclo reprodutivo será observado simultaneamente pelos alunos e pelos astronautas.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas