segunda-feira, 13 de maio, 2024
25.1 C
Natal
segunda-feira, 13 de maio, 2024

Exportadores prestam homenagem aos EUA

- Publicidade -

Com a expectativa de movimentar R$ 20 milhões e de receber um público de 30 mil pessoas, a 17ª Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada – Expofruit, foi aberta ontem, no Expocenter, em Mossoró, e prossegue até amanhã, com exposição de produtos, rodadas de negócios, minicursos, palestras e fóruns voltados para o fortalecimento do setor.  Considerado o evento de fruticultura tropical irrigada mais importante do Brasil, a Expofruit conquistou a atenção de grandes investidores e exportadores, responsáveis por levar grande parte da produção frutícola para diversos locais do mundo. Atualmente reúne delegações de países como França, Itália, Alemanha, Espanha, Holanda, República Tcheca, Bélgica, Noruega, Rússia e Estados Unidos.
Luiz Barcelos está otimista com potencial de negócios da feira da fruticultura deste ano
Além da mudança de data – a partir dessa edição a feira passa a ser realizada no período do início da safra das frutas na região -, muitas outras novidades aguardam os visitantes do evento, como a homenagem a um país importador de frutas brasileiras a cada edição. Este ano o país escolhido é os Estados Unidos, um mercado importador em crescimento e considerado essencial para os fruticultores.

“Durante a feira vários compradores norte-americanos visitarão a região para conhecer a qualidade das nossas frutas e, com isso, esperamos expandir o mercado para a exportação”, disse Luiz Roberto Barcelos, presidente do Comitê da Fruticultura do Rio Grande do Norte – Coex, organizador do evento.

Barcelos se mostrou otimista em relação à feira. “A mudança na data do evento vai privilegiar o aumento das vendas dos produtores regionais e proporcionar que os visitantes possam conhecer a área de produção. Nas últimas edições da Expofruit, empresas de vários lugares do mundo, como Chile, Irlanda, Rússia, Alemanha, Holanda e Bélgica, participaram e fecharam muitos negócios. Com o incremento da vinda dos norte-americanos, esperamos alcançar os R$ 20 milhões em negócios firmados”.

Barcelos vem negociando com os Estados Unidos  para que o país passe a comprar os melões produzidos no Rio Grande do Norte, porque hoje há uma sobretaxa no produto que inviabiliza a exportação para os Estados Unidos.

Além de Barcelos, a governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, discursou na abertura do evento e exaltou a importância da feira, também ressaltando a liderança do Estado na produção de melão, apesar da seca. “Nosso esforço, nossa luta, é para termos cada vez mais reservatórios e podermos irrigar mais, porque nossas terras são muito férteis”.

As rodadas de negócios da Expofruit 2014 são organizadas pelo Sebrae/RN e divididas em três etapas – Rodada Internacional, Nacional e Local/Regional e acontecem nos três dias de evento, das 18h às 23h.

Este ano as rodadas de negócios têm como novidade a exposição dos produtos que estão sendo comercializados, além de proporcionar, através de reuniões de negócios, previamente agendadas, um ambiente propício para a realização de negócios entre compradores e potenciais fornecedores nacionais, internacionais e locais.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas