Alex Medeiros
Ezra Pound há 100 anos
Publicado: 00:00:00 - 15/12/2021 Atualizado: 22:02:00 - 14/12/2021
Alex Medeiros 
alexmedeiros1959@gmail.com

O ano vai acabando, mas ainda em tempo de registrar que estamos no centenário da chegada do escritor e poeta americano Ezra Pound em Paris para uma temporada de três anos onde imprimiu forte produtividade na sua obra poética. O ano de 1921 não foi só da troca da capital inglesa pela francesa, ele que andou por toda a Europa. Faz exatos 100 anos que se incorporou ao clube de autores envolvidos num novo movimento, o “Imagismo”.

Divulgação


E 1921 também é azimute da sua influência que nunca mais deixou de atingir os poetas malucos do mundo louco. É o ano de conclusão do livro Os Cantos, um tijolaço de 800 páginas repleto de citações, alusões filopsicológicas, referências, prosódica e um caleidoscópio poético com direito até a ideogramas chineses. Muitos consideram um dos livros mais difíceis de se ler e de se entender, como se fosse aperitivo para James Joyce e David Foster Wallace.

Pound se mudou para Paris em 1921 e três anos depois foi para a Itália, onde se tornou convergente das ideias de Benito Mussolini, chegando a fazer palestras no rádio expressando seu apoio ao ditador. Em 1943 foi acusado por traição, sendo quarentenado num hospital de Washington até ser libertado em 1958. Seus últimos anos de vida foram na Itália. Abaixo dois trechos dos cantos V e IV.

“Cinza-oliva aqui perto,
distante cinza-fumo do rochedo,
Asas rosa-salmão da águia marinha
lançando sombras cinzas sobre a água,
A torre como imenso ganso de um só olho
alça o pescoço acima da aléia de olivas.

E escutamos os faunos a acusar Proteu
dentre o cheiro de feno sob as oliveiras.
E as rãs cantando contra os faunos
na penumbra.”

“A fumaça adere ao rio,
Folhas de pessegueiros brilham n'água,
Golpes de som na névoa vespertina,
Bote passa raspando pelo vau,
Vigas douradas sobre a água preta,
Três degraus em campo aberto,
Postes de pedra cinza conduzindo…”

Clima
Depois do aumento de calor e pressão no Yellowstone Park, do acordar coletivo de vulcões, o continente Ártico acaba de passar por algo inimaginável. O mundo gelado mossorolizou e registrou uma temperatura de 38 graus.

Terrorismo
Quatro atentados na Colômbia nos últimos 7 meses, de 15 de junho quando uma brigada do Exército foi atacada. Ontem, uma bomba matou dois policiais no aeroporto de Cúcuta. É a volta da parceria do narcotráfico com a esquerda.

Aberrações
Os dois mais representativos retratos da inversão de valores morais nesses tempos: um homem trans batendo todos os recordes na natação feminina e Lula sendo tratado como chefe de Estado e não mais como chefe de quadrilha.

Manchete
O diário Clarin, um dos maiores da Argentina, publicou na sua capa de ontem nas versões impressa e online as foto e manchete da visita de Lula ao palácio Casa Rosada: “Alberto, Cristina, Lula e uma foto que cheira à decadência”.

Passaporte
“Os nazistóides estão excitadíssimos com a coleira sanitária. Eles entraram em êxtase ouvindo ídolos como Eduardo Paes dizerem que vão ‘dificultar a vida’ dos não vacinados”. Aspas do jornalista Guilherme Fiuza, da Jovem Pan News.

Vacinados
O que os jornalões de Pindorama não dizem sobre o adiamento do jogo do Manchester United ontem pela Premier League, por causa de um surto de Covid no clube, é que os jogadores dos Reds estavam todos já vacinados.

Absurdo
A cantora Cida Lobo vive uma via crucis que já dura um mês, à espera de uma cirurgia de vesícula que apesar de considerada de urgência impõe uma espera no Hospital Universitário. Ela já ficou internada no hospital Santa Catarina.

Presidente
Ele foi o menino fã de Roger Milla, então o maior jogador da história de Camarões. Depois superou o ídolo e se tornou o “pelé” do seu país. Agora, Samuel Eto’o está eleito presidente da Federação Camaronesa de Futebol.

Iaperi
Será aberta no dia 29 de dezembro às 19h no Palácio da Cultura, a exposição de pintura “A Arte Bruta e Naif de Iaperi Araújo”, reunindo um conjunto de obras do artista plástico que também é escritor. Ficará aberta até 31 de janeiro de 22.

Falves
E no dia 18, sábado, está confirmado o lançamento do livro do poeta Falves Silva, “Bam! Art Postal”, a partir das 10h da manhã no Box 41 do Mercado Cultural de Petrópolis. A produção do livro é do selo e sebo Cajueiro Curió.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte