Cookie Consent
e-turismo
Fé no Turismo
Publicado: 00:01:00 - 27/05/2022 Atualizado: 23:04:43 - 26/05/2022
Antonio Roberto Rocha 
antonioroberto@tribunadonorte.com.br

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), participa com estande próprio da quinta edição da ExpoCatólica, que prossegue até domingo em São Paulo. Trata-se de uma feira comercial com o objetivo de promover negócios e proporcionar o relacionamento direto com um público seleto. Consolida-se como a melhor e maior do segmento católico na América Latina. Os municípios de Santa Cruz, Nísia Floresta e Canguaretama, importantes destinos turísticos no segmento religioso, estão no estande do RN. 

“Essa feira é um ambiente fervoroso que mistura a religião e a cultura de um povo que realmente vibra com a sua fé. Nós temos muito a mostrar. Não somente o santuário de Santa Cruz, mas também os santos mártires de Cunhaú e Uruaçu, nosso monte do Galo em Carnaúba dos Dantas, o santuário dos navegantes em Touros e tantas outras referências”, comenta o Padre Vicente Neto, de Santa Cruz/RN.

RN foi o Brasil em Nova York
O Rio Grande do Norte participou da etapa presencial do Re-think South America Travel Show, em Nova York. A feira, patrocinada pela Latam Airlines, foi voltada para relacionamento e promoção de mercados da América do Sul.

Único estado brasileiro presente, o RN deu prosseguimento às ações que estão sendo ativadas para posicionar o destino no mercado norte-americano junto aos operadores, agentes de viagens e DMC’s

De acordo com dados do setor de inteligência da Emprotur, antes da pandemia o Brasil recebia em média mais de 550 mil turistas dos Estados Unidos por ano, aproximadamente 8% do total de estrangeiros que visitam o país.

Sem visto - A escolha desse mercado como novo público alvo se justifica pela relevância para o setor de viagens e turismo no Brasil, onde não há exigência de visto para que os americanos possam viajar aos nossos destinos.

Paralelamente à participação no Re-think, foi lançado no mercado norte-americano material audiovisual atualizado e exclusivo sobre o destino, com linguagem específica para as demandas. Dessa forma, os principais players estão sendo alcançados por meio de matérias, reportagens, releases e ativações digitais.

Turismo sustentável em Gostoso
Representantes da Consultoria Turismo 360 apresentaram nesta semana o Seminário de Turismo Sustentável, em São Miguel do Gostoso. O objetivo foi realizar o diagnóstico das atividades turísticas e potencialidades de São Miguel do Gostoso, Touros e Pedra Grande, ajudando a desenvolver novas experiências turísticas nestes destinos.

 A consultoria foi contratada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e teve como público alvo o trade turístico e empreendedores locais. O projeto será desenvolvido em três fases, iniciando com uma avaliação situacional dos produtos e atrativos turísticos das três cidades, passando pelo desenho de experiências turísticas sustentáveis e realizando, ao final, um seminário para transferências de resultados.

Público - Cerca de 100 pessoas assistiram ao seminário. Em sua maioria, empresários dos ramos de hospedagem, alimentos e bebidas, passeios e artesanato das três cidades. A conclusão dos trabalhos está prevista para dezembro. Ao longo deste período a consultoria também realizará ações nas escolas com o intuito de envolver os jovens em temáticas ligadas ao turismo sustentável.

Festival da MPB na Pipa em setembro 
Um evento que mescla artistas de grande porte e nomes locais. A Viva Entretenimento anuncia para os dias 16 e 17 de setembro a primeira edição do Pipa MPB Fest, com uma proposta de pegada cultural e pop.

O evento agregará o primeiro Festival de Videoclipes da Praia da Pipa, com objetivo de dar visibilidade e divulgar a produção de vídeos produzidos a partir de 2020 no Estado.

O Pipa Clipe Festival se destina a pessoas físicas e jurídicas, realizadores, produtores, produtoras audiovisuais, videomakers músicos, bandas e demais profissionais criativos com produções de videoclipes de artistas potiguares nos últimos dois anos.

Brasil e Argentina juntos pelo Turismo
Fortalecer ainda mais os vínculos e as parcerias com a Argentina, principal emissor de turistas estrangeiros para o Brasil, foi pauta de reunião realizada na quarta-feira passada na sede da Embratur. Principal emissor internacional para o país, a Argentina enviou para o Brasil, somente no mês de abril, em 510 voos, 100 mil turistas. 

A diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Karisa Nogueira, enfatizou a importância da retomada das divulgações internacionais do Brasil no exterior, a exemplo do que ocorreu no último verão com a campanha “Uno, dos, três, Brasil!”, realizada na Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai.

“Após um período em que precisamos, por força de legislação, devido à pandemia, focar na promoção do turismo interno, a Embratur voltou, a partir de julho de 2021, seu foco para sua missão original em promover o Brasil em outros países e atrair visitantes estrangeiros. Nossa última campanha veiculada na Argentina, entre novembro de 2021 e março de 2022, por exemplo, elevou o número de reservas de voos e hospedagens entre os turistas argentinos praticamente ao mesmo patamar do verão antes da pandemia”, comentou Karisa Nogueira.

Intercâmbio - O Ministro da Embaixada da Argentina, Rodrigo Bardoneshi, enfatizou a importância do intercâmbio turístico bilateral entre os países. “Os números mostram a importância dessa relação para os dois países. Na América Latina, o Brasil é o principal destino emissor de turistas para a Argentina e precisamos seguir nessa posição”, reforçou Bardoneshi.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte