Cookie Consent
Natal
Fátima anuncia novo lote de vacinas e mais leitos para o Rio Grande do Norte
Publicado: 00:00:00 - 10/03/2021 Atualizado: 22:14:08 - 09/03/2021
O Rio Grande do Norte vai receber nesta quarta-feira (10) mais um lote de vacina contra a covid-19. As 43.200 doses chegam à tarde e serão enviadas aos municípios, tão logo estejam liberadas, para que seja continuada a vacinação de idosos na faixa etária de 75 a 79 anos. No Estado, 737,4 mil pessoas fizeram o cadastro no RN+ Vacina. O número de vacinados até agora é de 121.406, cobertura considerada muito baixa pela governadora Fátima Bezerra, que vem cobrando do Ministério da Saúde medidas para apressar o cumprimento do Plano Nacional de Imunização (PNI).

Adriano Abreu
Prefeitura do Natal ampliará faixa etária de vacinação hoje

Prefeitura do Natal ampliará faixa etária de vacinação hoje


A expansão da vacina como forma mais eficaz e viável de deter avanço do novo coronavírus é uma das reivindicações do Fórum de Governadores, que está defendendo a criação de um pacto nacional em defesa da vida. “Estamos fazendo um apelo ao Governo Federal para que mais vacinas cheguem e possamos superar esse tempo difícil o mais rápido possível”, explicou a governadora.

Nessa terça-feira (9),  Fátima Bezerra defendeu as medidas restritivas adotadas para ampliar o isolamento social no Rio Grande do Norte, diante do agravamento da pandemia. As medidas, mais duras, como o toque de recolher das 20h às 6h e durante todo o dia nos domingos e feriados, estão em vigor desde o sábado passado e foram implantadas após diálogo com diversos setores da sociedade potiguar.  De acordo com o  Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), o número de casos confirmados de Covid-19 este ano já passa dos 40 mil, com reflexos na estrutura hospitalar montada para atender os pacientes que precisam de internação.

Às 17 horas dessa terça-feira (9), a taxa de ocupação de leitos críticos era de 96,1% no Estado. Considerada pelas autoridades sanitárias como o epicentro dessa nova fase da doença, a Região Metropolitana de Natal estava com 94,9% de ocupação, havia 78 pacientes na lista de espera por UTI e apenas 11 disponíveis.  A taxa da região Seridó era de 94,4% e a do Oeste 98,9%.

Leitos
A governadora disse que o Governo do Estado está abrindo mais leitos para atender doentes graves, mas observou que existe um limite para isso, em função das dificuldades de comprar equipamentos no mercado e de contratação de mão de obra. “Há dez dias que o ministro Eduardo Pazuello ficou de enviar equipamentos para ajudar na expansão de novos leitos, mas até o momento só chegaram 10 ventiladores. As bombas de infusão não vieram. Não é por que o ministro não queira enviar, mas porque estão faltando."
Salas de vacinação
A Secretaria Municipal de Saúde de Natal inicia a vacinação dos idosos a partir de 78 anos nesta quarta-feira (10). Esse público será atendido nos três drive-thrus de vacinação do Palácio dos Esportes, Ginásio Nélio Dias e Via Direta, e ainda em mais 21 salas de vacinação localizadas nas Unidades Básicas de Saúde da cidade. 

A vacinação dos idosos a partir de 80 anos que ainda não receberam a primeira dose, segue nos drive-thrus e nas demais salas de vacinação. Para se vacinar, é necessário apresentar cartão de vacinação, comprovante de residência de Natal e documento com foto. Mais dez salas de vacina foram acrescentadas nesta fase da campanha.

A SMS Natal reforça que só amplia a faixa etária de vacinação quando possui as doses necessárias para vacinar todos. “À medida que a vacina chega, fazemos um planejamento de acordo com o quantitativo que Natal recebe. A partir disso, definimos e garantimos as doses para o público que será vacinado”, explica George Antunes, secretário de Saúde de Natal. 

Os idosos a partir de 90 anos e os profissionais de saúde que se vacinaram com Coronovac podem se dirigir às salas de vacinação ou drive-thrus para receber a segunda dose do imunizante. No cartão de vacinação consta o tipo da vacina e a data aprazada para completar o calendário vacinal. A SMS Natal também está com uma equipe percorrendo as residências das pessoas acamadas que receberam a primeira dose de Coronovac para que recebam o reforço.

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte