Fátima anuncia o secretário de Educação

Publicação: 2018-11-30 00:00:00
A+ A-
A governadora eleita do Rio Grande do Norte, senadora Fátima Bezerra (PT), anunciou a escolha do quarto auxiliar de primeiro escalão. Trata-se do professor universitário aposentado Getúlio Marques Ferreira, que assumirá a Secretaria Estadual de Educação a partir de janeiro de 2019.

Créditos: DivulgaçãoFátima Bezerra escolhe Getúlia Marques para o secretariadoFátima Bezerra escolhe Getúlia Marques para o secretariado
Fátima Bezerra escolhe Getúlia Marques para o secretariado

Agora, faltam as indicações dos futuros titulares de 15 das 18 pastas do governo, sem incluir a nova Secretaria de Administração Penitenciária, a ser criada a partir de projeto de lei que o Poder Executivo deverá enviar à votação na primeira semana de janeiro, vez que a própria Fátima Bezerra já havia informado da disposição do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), convocar sessões extraordinárias para votação das primeiras medidas que a futura governadora deve anunciar após a posse, no dia 1º daquele mês.

Professor aposentado do Instituto Federal do RN (IFRN), Getúlio Marques foi o idealizador do programa de expansão da educação tecnológica  instituído no Brasil pelo Governo Lula, por meio de emenda ao Plano Plurianual (PPA) da então deputada federal Fátima Bezerra.

A governadora eleita destacou que a experiência e sensibilidade social do professor Getúlio, já demonstradas nos exercícios de suas funções, contribuirão para o novo rumo da educação que se pretende implantar no Estado, com inclusão e oportunidades:  “Será essencial na conquista do sonho de termos mais creches, mais educação de tempo integral. Pela reestruturação do ensino médio com ensino técnico e profissionalizante. Na luta incansável pelo novo Fundeb, para que os estados e municípios, especialmente do Nordeste e do Norte, possam cumprir com as metas de expansão, fortalecimento e melhoria da qualidade da educação no nosso estado. Pelo fortalecimento da Uern e pela valorização dos nossos professores”, disse.

Getúlio Marques afirmou que os indicadores educacionais põem o Estado em uma posição desconfortável em nível nacional e na região Nordeste, mas declarou que a equipe da governadora eleita está preparada para enfrentar este desafio de reverter esta situação  e melhorar a qualidade da educação no Rio Grande do Norte.  “Buscaremos parcerias com as instituições de educação, com as federações e sociedade civil organizada”, disse ele.

Marques acrescentou que vai trabalhar pela “integração da educação, cultura e esporte com a ciência e tecnologia”, sendo que “as políticas educacionais voltadas para a inclusão, diversidade e apoio às classes mais vulneráveis estarão presentes em nosso trabalho”.

O futuro secretário de Educação destacou, ainda, que “o espaço de diálogo permanente com os profissionais da educação será fundamental para que, juntos, participemos de um processo de verdadeira revolução na educação do nosso Estado. É uma honra estar nessa equipe”.

Nomes confirmados para primeiro e segundo escalões

Secretaria de Educação: Getúlio Marques Ferreira, professor universitário aposentado.

Secretaria de Saúde Pública: médico Cipriano Maia de Vasconcelos.

Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social: Francisco Canindé de Araújo Silva, coronel da reserva da Polícia Militar.

Secretaria de Administração Penitenciária: Luiz Mauro Albuquerque Araújo, policial civil do Distrito Federal.

Comando da Polícia Militar: coronel Alarico Pessoa Azevedo Júnior.

Comando do Corpo de Bombeiros Militar: coronel Luiz Monteiro da Silva Júnior.

Delegacia Geral de Polícia Civil: delegada Ana Cláudia Saraiva Gomes.



Deixe seu comentário!

Comentários