Fátima cobra doses de vacinas contra a Covid para indígenas do RN

Publicação: 2021-02-23 07:45:00
A governadora do Estado, Fátima Bezerra (PT), cobrou publicamente o envio de doses da vacina contra a Covid destinadas à população indígena do Rio Grande do Norte. O Estado foi o único do Brasil que não recebeu vacinas para este grupo prioritário, já que a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Governo Federal, ter informado ao Ministério da Saúde que o RN não possui população indígena aldeada.

Créditos: Elisa Elsie


Nas redes sociais, a chefe do executivo afirmou a situação ser 'um erro' e que solicitou ao Ministério da Saúde a atualização do grupo no Plano Nacional de Imunização.

De acordo com a governadora, o Estado possui 6.067 indígenas que precisariam ser incluídos no plano e afirmou que tem lutado para que as doses sejam enviadas o quanto antes ao RN. Fátima reclamou que mesmo com a solicitação, as doses ainda não foram enviadas. "Nos foi informado diversas vezes que receberíamos um lote extra com as doses necessárias para que a imunização do grupo seja garantida, mas até agora nada. Isso não existe!", afirmou a governadora.

Fátima afirmou ter feito contato diretamente ao ministro da Saúde Eduardo Pazuello durante a última reunião do Fórum dos Governadores. "Vou continuar cobrando prontamente até que esse erro seja corrigido e nossa comunidade indígena esteja imunizada", concluiu Fátima.




Leia também: