quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Falhas dos automóveis em circulação no Brasil

- Publicidade -

INSPEÇÃO - A Valeo chama a atenção para a importância do estado das “palhetas” do  limpador de pára-brisa

Iluminação, vedação do motor e limpadores de pára-brisa são as principais deficiências de manutenção apresentadas pelos automóveis em circulação, de acordo com o resultado da primeira semana do programa de inspeção veicular gratuito realizado em São Paulo (SP), recentemente e que avaliou 262 veículos.

Os técnicos constataram que 129 automóveis e comerciais leves (39% do total) mostraram a necessidade de correção de pelo menos um ponto de iluminação, como faróis principais, lanternas, luzes de freio, ré, placa de sinalização e indicadores de direção. Esse percentual supera o levantamento realizado pela Valeo há dois anos, quando registrou falhas no sistema de iluminação de 23% dos veículos em circulação na cidade de São Paulo (SP), o que comprova um crescimento na falta de manutenção preventina.

Setenta veículos (27% do total inspecionado) mostraram problemas com os limpadores de pára-brisa e três deles não dispunham do equipamento em funcionamento. A falta de cuidado com a manutenção mostrou, também, que 31% dos veículos (80 do total) apresentou vazamento de óleo do motor, o que, além de comprometer o rendimento do veículo também causa prejuízos ao meio ambiente. No item de gases poluentes, seis deles estavam em desacordo com as normas estabelecidas pelo CONAMA.

Sérgio Noriega, diretor da Valeo Cibié Service, uma das empresas patrocinadoras do programa, esclareceu que a iniciativa contribuii para alertar os motoristas sobre a importância de adiquirir o hábito de realizar inspeção, a períodos recomendados, o que ajuda a manter os veículos sempre em perfeitas condições de utilização. É preciso incluir na rotina dos motoristas a necessidade de verificar o estado de uma série de itens, da mesma forma que abastecem o tanque de combustível do carro e examinam o nível do sistema de arrefecimento e a pressão dos pneus do mesmo”, salientou Sérgio.

Nos itens relativos a cintos-de-segurança, triângulo e estepe, todos os veículos foram aprovados. Em um deles foi constatada irregularidade no reservatório do fluido de freio, enquanto 21 tinham defeito de funcionamento do freio de estacionamento. Vinte e dois mostraram extintores-de- incêndio com prazo de validade vencido e três não dispunham desse equipamento obrigatório de segurança. Ainda de acordo com o resultado, em três veículos a buzina não funcionava e 12 tinham pneus com desgaste da banda de rodagem, além do limite de 1,6 milímetro.

O primeiro programa de inspeção veicular gratuita de São Paulo  será realizado durante todo este ano, ao longo de uma semana de cada mês, em estacionamento de supermercados da rede Extra, no horário entre 9 e 17 horas. Com antecedência, os motoristas serão informados por intermédio de faixas e cartazes afixados nas principais vias próximas aos postos de inspeção. 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas