quinta-feira, 28 de março, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Falta de alimentos coloca em riscos colônias de macacos

- Publicidade -

Mossoró – A Secretaria de Municipal de Meio Ambiente de Patu, cidade localizada a 340 quilômetros de Natal, realizou um levantamento sobre a população de macacos existes no município. De acordo com o secretário Arrílton Cândido, existem na cidade cinco colônias de macacos pregos no território geográfico da Serra de Patu. Também já foram identificados os locais onde eles estão bebendo água diariamente. “Agora estamos estudando junto ao IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis) uma forma legal e segura de auxiliar na alimentação destes animais que tem enfrentado dificuldade de se alimentar”, destaca Arrilton.

Cada colônia de macacos agrupa entre 250 a 300 animais em territórios demarcados, não podendo uma colônia invadir a outra. A pesquisa foi concluída no último domingo (28 de outubro).

O trabalho realizado pela secretaria de turismo tem como propostas assegurar a preservação da a espécie, na região que no final da década de 90 e inicio dos anos 2000 mil foram executados de forma indiscriminada e quase desapareceram. “Estamos trabalhando para que naturalmente a espécie encontre em seu habitat natural sua própria subsistência, sem depender do homem como ainda ocorrer hoje”, informa o secretário de meio ambiente. Para assegurar essa proposta está sendo feito um trabalho de orientação da população para que os animais não sejam alimentados.

O Ibama alerta que em caso de a população alimentar os animais, que pode prejudicar o andamento natural da espécie. O órgão alertou ainda para os riscos de doenças e outros prejuízos que poderão ser causados num contato direto da população com os macacos. Outra ameaça para a espécie é feita por caçadores que agem na região e capturam os animais para criá-los como bicho de estimação. 

• Com informações de Fabiano Souza – Jornal de Fato e do Blog do Campelo

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas