quinta-feira, 18 de abril, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Falta de chuva preocupa sertanejo

- Publicidade -

Depois de um fevereiro promissor, o sertanejo está apreensivo e voltou as atenções para o céu, mais claro do que no verão, quando as temperaturas batem recorde no Semiárido nordestino. Da manhã de quinta-feira até as 7 horas de ontem, o Boletim Pluviométrico da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn) não registrou nenhuma ocorrência no Rio Grande do Norte.

Baixa precipitação pluviométrica na primeira quinzena de março prejudica início do plantio no interior do RN

Baixa precipitação pluviométrica na primeira quinzena de março prejudica início do plantio no interior do RN

Nuvens de chuva  não são vistas desde o final da semana passada. Nem no interior, nem na faixa litorânea, onde se concentraram as maiores precipitações acumuladas em 2018. Períodos de estiagem até 15 dias de duração, que os especialistas chamam de “veranico”, são comuns nas áreas sob influência de Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Mas a desta primeira quinzena de março não estava nas previsões dos meteorologistas. Eles esperava chuvas mais intensas e frequentes.

O monitoramento da Emparn mostra que houve uma queda brusca na frequência de chuvas no Rio Grande do Norte nos primeiros quinze dias de março se comparado com igual período de fevereiro. Em Parnamirim, foram 243 milímetros em fevereiro e 84,3 mm em março. Em São Francisco do Oeste, o ritmo permaneceu praticamente o mesmo: 155 num e 146 no outro. Mas em Martins, município serrano da mesorregião Oeste, a diferença foi a mais acentuada. Foram 165,8 milímetros – distribuídos em oito dias – na primeira quinzena de fevereiro, e apenas 43 mm em três dias de março.

Às vésperas do Dia de São José, faltando menos de duas semanas para o final do mês, o mapa da Emparn mostra a seguinte configuração: muito seco 114, seco 18, normal 02, chuvoso 0, muito chuvoso 0. Como o sistema de monitoramento está ausente de 33 localidades, o porcentual dos municípios com chuva abaixo da média em março (muito seco e seco) chega a 98,5%. Só dois tiveram chuvas na média: Parelhas, 112,4 mm acumulados nos primeiros dezesseis dias do mês, e Monte Alegre (63mm).

Nesta segunda-feira, o sertanejo aproveita o Dia de São José para pedir chuvas e um ano bom para a colheita. Os agricultores tiveram de adiar os planos de iniciar o plantio, mesmo com as terras já preparadas para receber as sementes. Em Angicos, a tradicional missa em reverência  ao santo será celebrada pelo arcebispo de Natal e, a exemplo do ano passado, sob forte calor. De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo em Angicos estará encoberto, mas a temperatura na casa dos 37 graus centígrados por volta de meio-dia.

Com o veranico de março, os reservatórios pararam de tomar água. A Barragem Armando Ribeiro, cujo nível vinha subindo lenta, mas gradativamente, perdeu quase um bilhão de litros de água de sábado (10) até quinta-feira, dia 15, data da última medição feita pelos técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos.

Os meteorologistas, no entanto, esperam que as chuvas voltem na próxima semana. As imagens de satélite mostravam ontem que a zona de convergência ficou mais densa nos últimos dias e novamente está se aproximando do Norte do Nordeste.

A chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, Morgana Almeida, disse ontem que a próxima semana deve ser de alerta para a região do Matopiba – área de cerrado dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Os modelos numéricos, esclareceu a meteorologista, indicam situação favorável a grandes volumes de chuva na região, o que termina refletindo também em algumas áreas do sertão nordestino.

Inverno no RN

Onde mais choveu
Em milímetros – 01 jan a 16 mar

Parnamirim     634,9
São Francisco do Oeste     565,1
Nísia Floresta     445,5
Martins     416,6
Sen. Georgino Avelino     412,1
Monte Alegre     403,0
Macaíba (Piripiri)     379,4

Reservatórios
Situação: 15 de março (%)

Armando Ribeiro     11,95
Santa Cruz     13,68
Umari     12,95
Boqueirão de Parelhas     13,72
Poço Branco     9,37
Tabatinga     10,75
Lagoa do Bonfim     52,22

Veranico
O veranico é um fenômeno meteorológico comum no Semiárido nordestino. Consiste em um período de estiagem, acompanhado por calor intenso, forte insolação e baixa umidade do ar em plena estação chuvosa.

Previsão do tempo
Sábado, 17.mar.18

Nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas no Oeste.

Temperatura
Máxima: 37º
Mínima: 22º

Umidade Max.: 95%
Umidade Min.: 35%

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas