quarta-feira, 24 de abril, 2024
27.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Falta de exame prolonga espera por transplante

- Publicidade -

Mais um entrave está prejudicando os pacientes que aguardam por um transplante de de rim no Rio Grande do Norte.  De acordo com a chefe do Centro de Transplantes do Hospital do Coração, Kellen Micheline Costa, desde o dia 10 de junho os dois laboratórios responsáveis pela realização do “Painel” – exame que mede a quantidade de anticorpos presentes no soro e  a especificidade desses anticorpos – não realizam o procedimento.
Kellen Micheline disse que o ‘Painel’ não é feito desde 10 de junho
O “Painel” é realizado a cada 6 meses, e fundamental para que pacientes permaneçam ativos no Sistema Nacional de Transplante. “Cada dia pacientes estão ficando  inativos, porque o sistema está bloqueando. De maneira injusta, pois estão perdendo a chance de concorrer a um órgão”, disse a médica.

De acordo com Kellen Micheline Costa, dos 180 pacientes potiguares que aguardam por um rim, 39 tornaram-se inativos no sistema desde 10 de junho por causa da ausência do exame. “Eu estou em um dilema, se hoje chegar um rim eu não posso beneficiar os daqui e acho injusto mandar para fora, pois 39 não tem chance de concorrer. Cada dia a fila de inativos vai aumentando”, disse Kellen Costa.

Segundo a médica, o Hemovida e Hemonorte aguardam pagamento. A coordenadora da Central de Transplante, Raissa Marques, explica que a falta do exame “está em processo de resolução”, sem previsão para ser revolvido. 

Na semana passado, os laboratórios que realizam o exame de compatibilidade HLA, emitiram um documento comunicando que não haveria possibilidade de realizar o procedimento devido à falta de um reagente. O motivo seria um atraso de pagamento por parte da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap).  Sem o reagente, oito rins aptos para doação foram descartados na última terça-feira (21).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas