quinta-feira, 28 de março, 2024
27.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Falta de pediatras gera crise na MEJC

- Publicidade -

Mulheres que foram à MEJC tiveram que procurar outra unidadeRafael Barbosa – Repórter

O diretor-geral da Maternidade Escola Januário Cicco, Kleber Morais, terá reunião hoje com a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ângela Paiva, para tentar resolver o problema da falta de pediatras na MEJC. Kleber Morais adiantou que a solução a curto prazo deve ser a contratação dos profissionais através do processo seletivo simplificado. A médio prazo, um concurso público deve selecionar os médicos para compôr o quadro da maternidade. Ontem, a Januário Cicco suspendeu o atendimento justamente pela falta de pediatras e, no sábado, a situação deve se repetir.

Com a urgência da MEJC fechada durante o dia de ontem, as mães que chegaram à unidade foram atendidas do lado de fora e encaminhadas para outros hospitais da capital. Segundo a obstetra Maria da Guia, diretora-médica da Maternidade, o problema da falta de profissionais na pediatria é recorrente.

#SAIBAMAIS#“Na semana passada ficamos dois dias sem pediatra”, relatou.  A diretora-médica disse que a suspensão do atendimento ocorrerá quando não houver pediatra de plantão para acompanhar os partos, mas nos turnos que profissionais estiveram na MEJC o atendimento será feito normalmente.   Ela reforça também que, em casos urgentes, a paciente será atendida.

Atualmente, 23 pediatras atuam na MEJC, sendo 11 da UFRN e 13 da Funpec, mas Maria da Guia afirma que há necessidade de contratar pelo menos mais 22. A obstetra afirmou que até o dia 30 ainda haverá mais dois dias em que a escala vai ter “buraco”. “Na sexta não temos pediatras para a madrugada, assim como também não há para o plantão 24h do sábado”, explicou a médica. Mensalmente, a MEJC realiza 450 partos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas